Sem categoria

ONG inglesa aponta liderança do Brasil no combate à fome

As políticas sociais do Governo Federal foram reconhecidas pela ONG Action Aid, que apontou o Brasil em primeiro lugar no ranking do combate à fome entre os países em desenvolvimento. Iniciativas como o Bolsa Família foram apontados no relatório da instituição como fundamentais para comprovar a prioridade dada à questão pelo governo brasileiro.

O documento da Action Aid, divulgado na última sexta-feira (16) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, relaciona dois rankings: o dos países ricos, liderado por Luxemburgo, e o dos países em desenvolvimento, no qual o Brasil supera China, Gana e Vietnã. Há críticas à Índia, que viu crescer em 30 milhões o número de pessoas que passam fome. “O Brasil demonstra o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos e boa vontade para combater a fome”, ressaltou a diretora da ONG, Anne Jellema.

O presidente da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), afirmou que o resultado é o reconhecimento de que o governo Lula está no caminho certo. “As políticas mais bem sucedidas de combate a fome em execução no mundo são as do Brasil. Isso nos estimula mais ainda a aperfeiçoar a legislação, como é o caso da proposta de emenda à Constituição que inclui a alimentação como um direito social previsto na Carta Magna, e que poderá ser votado pelo plenário nos próximos dias”, disse Nazareno.

A deputada Emília Fernandes (PT-RS), integrante da comissão especial que analisou a PEC da Alimentação, também ressaltou que o resultado da pesquisa revela todo o esforço desenvolvido pelo governo brasileiro para o combate à fome e a diminuição da pobreza. “O Brasil já tem o reconhecimento nacional e internacional de que caminha no rumo positivo, buscando o combate à discriminação, às desigualdades e o fortalecimento de políticas que melhorem a qualidade de vida do povo brasileiro”, disse Emília Fernandes.

Fonte: Informes PT