Sem categoria

Hillary promete manter sanções contra Coreia do Norte

Os Estados Unidos não terão relações normais com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) nem relaxarão suas sanções contra o país a menos que Pyongyang abandone as armas nucleares, disse na quarta-feira (21) a secretária de Estado estadunidense, Hillary R. Clinton.

"As atuais sanções não serão relaxadas até que Pyongyang tome medidas verificáveis e irreversíveis para a completa desnuclearização", disse Hillary em um discurso dado na organização Institutos da Paz dos Estados Unidos.

A RPDC efetuou um ensaio nuclear subterrâneo em 25 de maio passado. Também encerrou as conversações multilaterais sobre seu programa nuclear desde abril.

As conversações, nas quais participam os Estados Unidos, a China, a Coreia do Sul, o Japão, a Rússia e a RPDC, foram iniciadas em 2003.

Durante anos, os Estados Unidos tem pressionado a RPDC para que esta renuncie à fabricação e manutenção de armas nucleares. Embora diga que está aberta ao diálogo com Pyongyang, a administração Obama insiste em dizer que a RPDC deve aceitar voltar às conversações multilaterais.

Qualquer contato bilateral americano com a RPDC deve conduzir ao reinício das conversações de desarme nuclear, multilaterais", disse nesta quinta-feira (22) Kurt Campbell, secretário-adjunto de Estado para a Ásia Oriental, no Conselho sobre Relações Externas.

Fonte: Diário do Povo Online