Senado realiza Sessão Solene em homenagem aos cem anos do DNOCS

No próximo dia 28 de outubro (quarta-feira), o Senado realiza Sessão Solene para comemorar os cem anos de criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A iniciativa da sessão é do Senador Inácio Arruda, apoiado por outros Senadores.

Diversas autoridades políticas, empresariais e de instituições públicas estarão
presentes, entre elas, o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima e o diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes Neto. A programação conta com uma exposição sobre a trajetória da entidade e o lançamento do selo comemorativo do centenário pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O Dnocs é a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), em 1909, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semi-árido nordestino. O departamento tem por objetivo, entre outros, executar a política do governo federal no beneficiamento de áreas e obras de proteção contra secas e inundações.

Suas ações atuais compreendem a captação, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, através da construção de barragens, perfuração e instalação de poços, implantação de projetos de irrigação, centros de pesquisas e estações de piscicultura, sistemas de abastecimento de água e outras ações pontuais. Seu
acervo compreende 326 açudes públicos com 25 bilhões de metros cúbicos acumulados, sendo 80 no Ceará; 622 açudes em cooperação; mais de 27 mil poços e 38 perímetros irrigados.

Em todo esse período o DNOCS investiu no semiárido recursos da ordem de 20 bilhões de dólares a preços atuais, conseguindo, assim, tornar o semiárido brasileiro o mais povoado entre as regiões semelhantes do mundo. Hoje, uma nova dimensão está sendo destinada a este órgão que participa com destaque do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) instituído pelo Presidente Lula, com 14 obras estruturantes e outras através de fontes de seu orçamento, envolvendo recursos superiores a R$ 1,5 bilhão.

O DNOCS também possui uma atuação destacada no projeto de interligação da bacia do rio São Francisco com as do Nordeste Setentrional (Projeto São Francisco), pois é o órgão responsável pelo levantamento das necessidades de água e pela implantação de sistemas de abastecimento para vilas e povoados que ficam às margens dos canais que formam os eixos Leste e Norte do projeto São Francisco e os arranjos produtivos com pequena irrigação destinados às famílias da área.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda