Juazeiro: prefeitura anuncia adiamento do carnaval

Maio é o novo mês do carnaval em Juazeiro. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (26/10), em coletiva de imprensa com o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), o secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Pedro Alcântara Filho, e representantes da Associação de Blocos. “Maio é um mês de entressafra, quando a região recebe muita gente de fora. O que nós faremos, portanto, é potencializar o turismo em nossa cidade, ligando o carnaval a períodos importantes”, destacou Carvalho.

Promovida algumas semanas antes da maior folia de rua do mundo, a festa momesca de Juazeiro, ao norte do estado, concorria com eventos de grande porte, como o Festival de Verão e o carnaval fora de época de Aracaju. “O carnaval estava sendo subaproveitado. O nosso comércio não lucrava, pois tínhamos um longo período de feriado, os blocos não vendiam os seus abadás e uma série de fatores desfavorecia a realização da festa no início do ano, antecedendo o carnaval oficial de Salvador,”, explica o prefeito.

A nova data, de 27 a 30 de maio, definida conjuntamente com a Associação de Blocos, aposta no maior fluxo de visitantes com previsão de retorno dos investimentos para a Prefeitura, o comércio local e os blocos carnavalescos. E o projeto de desenvolvimento da cultura e do turismo do município ainda ganhou o aporte do projeto “O som do Juazeiro”, apresentado pelo empresário Jesus Sangalo, durante a coletiva.

Com o intuito de atingir toda a região do Vale do São Francisco, o projeto prevê a criação de uma faculdade de música, na Ilha do Fogo (divisa com Pernambuco), e da escola de Lutieres para fabricação de violões e outros instrumentos de cordas com a madeira da árvore que dá nome a cidade. O empresário, inclusive, adiantou que está sendo feito um trabalho de replantio de mata ciliar e produção de mudas do Juazeiro. A festa ficaria a cargo de Ivete Sangalo, que é irmã de Jesus e natural de Juazeiro, acompanhada de outros juazeirenses, como Luiz Galvão (Novos Baianos), e artistas nacionais, como Moraes Moreira e Davi Moraes.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro