Sem categoria

Coreia do Norte quer uma nova ordem econômica mundial

Utilizando como lema o respeito à soberania e igualdade, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) defendeu nesta terça-feira uma nova ordem econômica internacional, à qual contribuiria ativamente.

Nesta terça-feira (27), o jornal Rodong Sinmun, opinou que, para a RPDC, os imperialistas tentam consolidar a velha ordem econômica internacional, a fim de recrudescer a exploração e o saque dos países em vias de desenvolvimento.

O artigo segue afirmando que a eliminação desta velha ordem constitui-se numa condição "sine qua non" para o progresso social e prosperidade das nações pobres.

"O estabelecimento de uma nova ordem econômica baseada no princípio de respeito à soberania assegurará relações mutuamente respeitosas e de igualdade entre os países e fortalecerá a cooperação", indica o principal jornal do país.

O Rodong Sinmun ressalta que isso contribuiria também para a estabilidade política das nações pobres e a um desenvolvimento sustentado.

Como parte das ações desenvolvidas pelo governo da RPDC, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e concretizar acordos de cooperação, recentemente foi acolhido o premiê chinês Wen Jiabao.

Durante a visita de Wen, a RPDC sublinhou que a "China está disposta a trabalhar com a Coreia para manter os intercâmbios de alto nível, aprofundar a cooperação pragmática, fortalecer a coordenação em temas importantes e impelir as relações de boa vizinhança e de cooperação amistosa".

No marco da celebração do sexagésimo aniversário do estabelecimento de laços entre os dois países e o Ano da amizade China – RPDC, Wen informou que as reuniões entre ambas as nações são uma demonstração da importância que a China concedeu ao desenvolvimento dos laços de cooperação com a República Popular Democrática da Coreia.

Fonte: Agência Bolivariana de Notícias