Eliana Gomes aguarda audiência para debater situação das creches

O gabinete da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) aguarda a data de audiência com a secretária Municipal de Educação, Ana Maria Fontenele, com o objetivo de discutir as reivindicações do Centro de Articulação e Apoio às Creches de Fortaleza. Eliana Gomes quer encaminhar e discutir os pleitos dos movimentos sociais, assim como os encaminhamentos aos problemas a serem dados pela Prefeitura de Fortaleza.

Da reunião da última quarta-feira, 21, na Câmara Municipal, além de Eliana Gomes, participaram os vereadores Walter Cavalcante (PHS) e Paulo Gomes (PMDB); o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA) e movimentos sociais da Capital. Dentre as questões levantadas, a existência de 32 creches conveniadas com entidades e cerca de 50 creches ainda sem funcionamento. Com isso, 3.400 crianças estão prejudicadas.

A audiência se faz de extrema importância, segundo Eliana, porque em 2008, a Secretaria do Trabalho e de Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, que mantinha 87 creches em parceria com Associações Comunitárias, finalizou o convênio com as entidades. Tendo em vista a municipalização, o governador Cid Gomes disse que não era mais responsabilidade do Estado continuar com as creches. A competência passou a ser da Prefeitura.

As associações, com o fim do convênio com o Estado, em dezembro do ano passado, tiveram que desativar 87 creches. A Prefeitura, em maio deste ano, fez convênio beneficiando 32 entidades. “As informações que temos, e que queremos discutir com as autoridades municipais, é que as creches abertas não têm dinheiro para pagar contas de água e energia, trabalhadores recebem em atraso, o convênio não garante o pagamento da rescisão dos trabalhadores e o cardápio de alimentação foi diminuído”, afirmou.

Eliana Gomes acredita que, por toda a próxima semana, a audiência com a secretária Ana Maria seja realizada para discutir tanto as demandas das associações quanto a situação em que se encontram as creches.

Fonte: Câmara de Fortaleza