Exposição em Olinda comemora os 80 anos de Tereza Costa Rêgo

Nesta quarta-feira 28, acontece na cidade de Olinda, à abertura da exposição de pinturas em comemoração aos 80 anos da artista plástica Tereza Costa Rego. Desta vez, a exibição tomará, durante um mês, a galeria do Palácio dos Governadores situado na Rua de São Bento, 123, no bairro Varadouro, em Olinda.

Além do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e da própria Tereza, vários artistas plásticos de Olinda e Recife também estarão presentes para prestigiar a mostra. A ligação entre a pintora e a Cidade Patrimônio é muito forte, segundo ela todos os componentes da Cidade Alta servem como fonte de sua inspiração, onde, por este motivo decidiu residir e pintar. A exposição é aberta ao público.

Grande Comunista

Além de ser uma das maiores artista plástica do Brasil, Tereza carrega em sua história de vida grandes momentos que marcaram sua carreira. Ela começou a pintar quando ainda era criança, logo depois ingressou na Escola de Belas Artes aos 15 anos. Ganhou três prêmios do Museu do Estado e outro da Sociedade de Arte Moderna. Em 1962, realizou a primeira grande exposição, na Editora Nacional.

Tereza Costa Rêgo suportou momentos históricos bem complicados, por isso, teve que habitar em Paris durante seis anos com seu companheiro, Diógenes Arruda, por quem havia se apaixonado perdidamente e modificado toda sua vida. Ele era um dos principais dirigentes do Partido Comunista em 1962 sendo preso, torturado e exilado do Brasil. Diante deste contexto conturbado, Tereza procurou se entregar a arte, passou algum tempo assinando os quadros com outro nome, Joana, mas em nenhum momento deixou de pintar.

No dia 8 de maio deste ano, o PCdoB juntamente com familiares e amigos se reuniram para homenagear os 80 anos de Tereza Costa Rêgo. Sua contemporaneidade foi destacada na exibição de um vídeo editado pelo PCdoB em tributo a artista. Em pouco mais de 12 minutos, a peça em audiovisual trouxe entrevistas com amigos e admiradores que Tereza cativou durante sua longa estrada.
Confira agora esta homenagem:

Do Recife,
Elaine de Paula.