Ana Lúcia Viana – A luta política dos servidores públicos

Sabedoria no atendimento, precisão na informação, humanização na relação e carinho com o cidadão, orgulho de ser Servidor Público! A ferramenta mais importante de uma instituição pública é o Servidor, porque ele materializa o objetivo para o qual o órgão foi criado, somente ele pode preservar a memória da instituição e assegurar a continuidade do trabalho que está promovendo resultados positivos.

Assim, o Servidor é sempre eficiente e jamais indiferente, já que ele tem propriedade da missão conferida e dos caminhos para o seu desenvolvimento. Serviço público fortalecido significa Servidor Público satisfeito e estimulado, situação quase impossível na atualidade, depois da consigna neoliberal de enfraquecimento do Estado e desmonte das instituições públicas.

O achatamento dos salários, a precarização das relações de trabalho, as gritantes distorções salariais e a desvalorização de nossas funções são apenas alguns dos marcantes traços deixados pelos anos de administrações inspiradas no que muitos chamam de “modernidade”, sob a égide da privatização e a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A luta dos Servidores é essencialmente política, sem Estado forte não há servidor valorizado. Certamente que destruir é infinitamente mais rápido e mais simples do construir ou reconstruir, desta forma os significativos avanços promovidos pelos dois mandatos do Governo Lula ainda não permitiram maiores satisfações para a maioria dos Servidores Públicos no que diz respeito aos seus anseios mais imediatos. No entanto, as ações desenvolvidas vem apontando para a reversão desse quadro, com o fim das privatizações e intervenções de incentivo ao crescimento econômico, bem como avanços nas políticas públicas de educação, saúde, social e ambiental e ainda, o aprofundamento da democracia que tem proporcionado a eleição de governos estaduais e municipais alinhados com um novo projeto para o Brasil. Investimento em muitos concursos nas diversas áreas e o consequente fortalecimento da máquina pública.

É importante compreender que se apresenta diante de nós a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento mais avançado , com crescimento econômico sustentável, distribuição de renda e valorização do trabalho, rumo a uma nação desenvolvida e soberana. Esta luta é do povo brasileiro, mas os servidores públicos são os mais interessados.

Parabéns aos Servidores e Servidoras que contribuem todos os dias na busca de soluções para os problemas do nosso povo!

Ana Lúcia Viana é Secretária de Organização do Comitê Municipal de Fortaleza