Ceperj faz seminário sobre pré-sal e desenvolvimento

A Ceperj (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Formação e Pesquisa dos Servidores do Rio de Janeiro) realizará nos dias 4 e 5 de novembro, o seminário “O pré-sal e o desenvolvimento regional”.

O seminário reunirá especialistas que debaterão desenvolvimento, políticas públicas, capacitação e tecnologia a partir da descoberta do pré-sal.

A abertura acontecerá no dia 4, às 9h. Na mesa estarão o presidente da Ceperj, Jorge Barreto, o secretário estadual de Planejamento, Sergio Ruy, Flávio Erthal da DRM e Orlando Diniz da Fecomércio.

A primeira mesa de debate terá como tema “O Pré-sal e a Economia Fluminense”. Os palestrantes serão: Júlio Bueno (Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado do Rio de Janeiro), Carlos Lessa (Professor da UFRJ), Haroldo Lima (Diretor-geral da ANP), com coordenação de Epitácio Brunet.

A segunda mesa será “O Pré-sal e os Desafios Humanos, Tecnológicos e Logísticos para o Estado do Rio de Janeiro”. Os palestrantes serão: Guilherme Dumans de Souza (Capacitação Prominp), Adilson de Oliveira (Instituto de Economia/Coppe), Luiz de Martins de Melo (Instituto de Economia/FUJB), com a coordenação do professor Fernando Amorim.

Em seguida, será feita uma homenagem à Maria Augusta Tibiriçá de Miranda, histórica lutadora da campanha “O Petróleo é Nosso”.

No dia seguinte (5), a primeira mesa terá como tema “O Pré-sal e as Políticas na Educação, Saúde, C&T e Meio Ambiente”, a partir das 10h. Os palestrantes serão:
Luis Caldas (MEC), Luciano Medeiros de Toledo (Fiocruz), Simone Paiva (Finep), Sérgio Bessermann (Prefeitura do Rio), com a coordenação do deputado federal Edmilson Valentim.

Na segunda mesa o tema será “Pré-Sal e os Royalties: Desafios e Fortalecimento da Gestão Pública”, a partir das 14h. Na palestra, Sérgio Ruy (Secretário Estadual de Planejamento), Marcel Mérida (Ompetro), Sérgio Gobetti (Ipea), Paulo Nazareth (TCE), com a coordenação de Helder Queiroz Pinho Júnior, da UFRJ.

O seminário acontecerá na Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) – Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo. Mais informações: 2334-7311