Secel realiza I Jornada de Medicina Desportiva de Fortaleza

O evento é voltado professores, profissionais e estudantes de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins

Debater os perigos de uma prática esportiva não assistida e a importância dos cuidados com a saúde de atletas de alto rendimento é um dos objetivos da I Jornada de Medicina Desportiva de Fortaleza.

O evento será realizado no dia 06 de novembro, no Auditório da Biblioteca da Unifor, de 9h às 18h. O público alvo é composto por professores, profissionais e estudantes de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins.

A I Jornada engloba discussões sobre as dimensões teóricas e práticas da medicina desportiva. Entre seus palestrantes estarão presentes diversos nomes de respaldo nacional e internacional, que abordarão temas como check-ups, exames de rotina, os benefícios dos exercícios físicos para o corpo, acompanhamento do esporte de rendimento e, além disso, discutirão também o tratamento de lesões e enfermidades decorrentes da prática desportiva sem acompanhamento de especialistas.

A programação da jornada irá contar a presença de diversos especialistas, a saber, Dr. Hipólito Monte, diretor geral Hospital Monte Klinikum, especialista em Cirurgia Geral; o Dr. Marcus Strozberg, diretor médico da Clínica MedSport, perito em medicina desportiva; o Dr. Milton Mizumoto, especializado em nutrologia, medicina do esporte e medicina ortomolecular; e o Dr. Hélder Montenegro, integrante da equipe do Instituto Fazzi-Amatuzzi, em São Paulo.

No período da tarde será realizada a palestra “Prática de Medicina Desportiva”, apresentada por Milton Mizumoto e enfermeiros da Corpore Brasil, que em conjunto com coordenadores da equipe Care4You, farão simulações da logística e do atendimento médico necessários durante competições de alto nível. Encerrando a programação da jornada, Hélder Montenegro irá abordar aspectos relativos à fisioterapia da coluna vertebral.

O evento, é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), conta com promoção da Universidade de Fortaleza e apoio da Corpore Brasil, GFC Marketing e Eventos, Mizu Motion, Hospital Monteklinikum e ITC Vertebral.
Confira a programação abaixo.

Serviço

A I Jornada de Medicina Desportiva acontece no Auditório da Unifor, dia 06 de novembro, de 9h às 18h. Outras informações: 85.3254.5848

Programação

Solenidade de Abertura – 09h às 09h20

Emergência Médica x Check-up Médico – 09h20 às 10h
Palestrante: Dr. Hipólito Monte – Diretor Geral do Hospital Monte Klinikum.
Mediador: Carlos Augusto de Souza Costa (Carlão). Educador Físico e Coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor. 

Esporte como prática saudável – 10h às 10h40
Palestrante: Dr. Marcus Strozberg – Diretor médico da Clínica MedSport, formado em medicina pela PUC-SP, mestre em medicina do esporte pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, especialista em medicina do esporte pela Associação Médica Brasileira, membro do American College of Sports Medicine, membro-pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, professor da disciplina de Fisiologia do Exercício da Faculdade Integrada do Ceará.
Mediador: Adriano César – Mestre em fisiologia e professor de Ed. Física da Uece.

Superando Metas com a Medicina Desportiva – 11h às 11h40
Palestrante: Dr. Milton Mizumoto – Graduado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em nutrologia, medicina do esporte, medicina ortomolecular e acupuntura. Diretor geral da Mizumotion, Consultoria Esportiva, e diretor médico da Corpore Brasil.
Mediador: Carlos Américo Ximenes – Presidente da Federação Cearense de Atletismo. 

Prática de Medicina Desportiva – 14h às 16h
Tema: Preparação de equipes de apoio da saúde em eventos esportivos.
Palestrante: Dr. Milton Mizumoto e enfermeiros da Corpore.
Filme de 4 minutos sobre a prática;
Apresentação de dois coordenadores da equipe Care4You, que irão simular o atendimento prático;
Apresentação da logística do atendimento médico no dia da prova.

Fisioterapia da Coluna Vertebral – 16h às 18h
Palestrante: Dr. Helder Montenegro. Integrante da equipe do Instituto Fazzi-Amatuzzi em São Paulo; como professor de pós-graduação, promoveu em 2001 o I Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e participou de cursos e estágios na Europa (Podoposturologia, Osteopatia, Cadeias Musculares) e nos Estados Unidos (Maitland e Programas científicos da Chattanooga Group utilizando Eletroterapia, Mesa de tração Triton DTS, Mesa de Flexão Ergostyle e Estabilização Vertebral).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secel