Sem categoria

Venezuela no Mercosul "foi a melhor coisa que Lula trouxe"

O presidente Hugo Chávez comemorou nesta sexta-feira (30) a votação na Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro, que aprova a entrada da Venezuela no Mercosul. Chávez disse que a decisão foi a “melhor coisa que o Lula trouxe” – referindo-se à visita do presidente brasileiro.

“A Venezuela, do ponto de vista moral, político, econômico e territorial, é Mercosul, só falta a aprovação de todos os países”, afirmou o presidente venezuelano, em entrevista concedida em um aeroporto próximo à cidade de El Tigre, no vale do Rio Orinoco.

"Um país em plena democracia"

A comissão do Senado aprovou por 12 votos contra cinco o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Os votos contrários foram da oposição demo-tucana. A matéria ainda precisa passar pelo plenário Senado.

O ingresso do país no bloco ainda depende de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai. Os parlamentos do Uruguai e da Argentina já aprovaram a adesão dos venezuelanos ao Mercosul. Os Executivos dos quatro países membros também já deram seu aval.

Chávez disse que o Paraguai “tem o seu próprio rumo”, mas que está confiante de que o país também aprovará o ingresso da Venezuela no bloco, “porque é benéfico para todos”.

Segundo ele, criar “um grande mercado no Sul” vai gerar uma nova ordem econômica. “Temos que reconhecer o interesse de todos de que a Venezuela entre no Mercosul. É uma das maiores reservas de petróleo do mundo e acabamos de encontrar no Mar do Caribe uma reserva de gás que é a maior desse planeta”.

Chávez destacou ainda que, com 30 milhões de habitantes, a Venezuela é “um país em plena democracia, em plena liberdade de expressão”. “Não há nenhuma perseguição a jornalistas. Em Honduras, sim, há ditadura, mata-se gente e perseguem-se jornalistas, aqui não, aqui vocês podem dizer o que querem”, completou.

Torcida pró Dilma

O presidente venezuelano também comentou a sucessão presidencial no Brasil. Ele disse que está confiante na eleição da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. “Todos sabem o peso que a Dilma tem. É a próxima presidente do Brasil. Podem anotar: É o que me diz este coração. É uma grande mulher, com a cabeça bem ordenada.”

Chávez lamentou que Lula não possa permanecer como presidente do Brasil: “Não entendo por que um presidente que termina o mandato com mais de 80% de aprovação não pode continuar.”

Chávez e Lula participam da primeira colheita de soja em território venezuelano. A soja é produzida com tecnologia da brasileira Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Com informações da Agência Brasil