Estudantes da Ufpi protestam e são agredidos por seguranças

A noite da última sexta-feira (30) foi de muita tensão no campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) reuniu universitários em ato contra a entrega do título Doutor Honoris Causa para o ex-senador e ministro Hugo Napoleão, oferecido pelo reitor Luís dos Santos Júnior.

agressão ufpi - DCE-Ufpi
De acordo com documento publicado pelo DCE, o ex-senador não prestou serviços relevantes à Universidade para merecer tal condecoração. "Durante a gestão de Hugo, ainda em tempos de ditadura militar, era explícito o seu apoio ao regime e contra as causas estudantis. Por diversas vezes, ordenou agressões aos estudantes. Como uma pessoa dessas pode receber o título de Doutor Honoris Causa? É um absurdo", afirma Gardiê Silveira, coordenador de comunicação do DCE.


Seguranças tentam impedir estudantes de manifestar

Cerca de 150 universitários participaram da manifestação e acusam o reitor de apelar para a força física para conter o movimento. "Chegamos até o local e assim que começamos a manifestação fomos interpelados pelos seguranças, a mando do reitor, que rasgaram as faixas e agrediram alguns dos manifestantes", afirma Gardiê. Pelo menos 7 estudantes registraram queixa no 12° DP sobre o ocorrido.

A assessoria de imprensa a Ufpi negou que tenham acontecido agressões e disse ainda que a entrega do título ao ex-senador foi aprovada por todos os membros do Conselho Universitário, em reconhecimento aos serviços prestados.