Sem categoria

Palocci: Ciro terá "todo o companheirismo" petista em SP

Nesta sexta-feira (30) o deputado Antônio Palocci participou de um debate sobre pré-sal e desenvolvimento sustentável em Pinheiros, zona Oeste da capital paulista. Na saída do evento, Palocci afirmou a Terra Magazine que, caso o deputado Ciro Gomes (PSB-SP) se candidate a governador de São Paulo, "terá todo o companheirismo" dos colegas petistas.

Palocci se esquiva de responder sobre uma possível candidatura sua ao governo do estado, desejo da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que vê no correligionário um parceiro do empresariado paulista.

Sobre o tema "Pré-sal e desenvolvimento sustentável: riscos e oportunidades para os brasileiros", o deputado, que é também relator na Comissão Especial da Câmara do Fundo Social do pré-sal, levou as propostas do governo e ressaltou que ainda existem 301 emendas a serem avaliadas.

O deputado petista insiste que o petróleo extraído da camada pré-sal deve ser um investimento a longo prazo, isto é, a intenção do governo é de guardar os lucros num fundo no exterior, para que não se perca muito com as oscilações cambiais, e use o que render deste valor em investimentos no Brasil.

Na entrevista, Palocci é otimista. Para o deputado, no caso de o PSDB levar a melhor em 2010, "qualquer governo que entre tentará dar o melhor uso possível para um fundo como esse", diz, para mais adiante acrescentar que "qualquer liderança que conquiste o governo terá essa mesma preocupação".

Leia abaixo a entrevista:

 

Como o governo Lula se programou para, caso Serra leve as eleições em 2010, o projeto que envolve o Fundo Social do pré-sal ser mantido?

Qualquer governo que entre tentará dar o melhor uso possível para um fundo como esse. A preocupação nossa é fazê-lo crescer quanto mais possível e de mais longo prazo para evitar os efeitos negativos que podem ter um recurso de curto prazo, que são ambientais, fiscais e cambiais.

Como atenuar isto?

Tem mecanismos de atenuar isto. O mundo já fez experiências diferentes, por exemplo, a Noruega, que hoje aplica 93% do fundo no exterior e não no próprio país. A Noruega é um país de pequena dimensão, de pequena população e o Brasil não precisa seguir o mesmo número, mas é desejável que não gaste imediatamente todo o recurso em aplicações no País porque isto tem efeitos fiscais e cambiais perigosos.

Então, todo o esforço vem no sentido de fazer com que esse fundo, que é uma riqueza importante e que vai ser constituído no longo prazo, sirva a muitas gerações no Brasil. Este é o nosso desafio: transformar essa riqueza num bem e não em um problema. Acho que qualquer liderança que conquiste o governo terá essa mesma preocupação, esse mesmo olhar.

Sobre 2010, o senhor apoia a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-SP) para o governo de São Paulo?

O Ciro é um grande companheiro nosso e se, por alguma decisão diferente, ele decidir desenvolver atividades aqui em São Paulo ele terá todo o nosso companheirismo, porque ele merece.

O senhor cogita se candidatar para São Paulo?

Ainda é muito cedo para tratarmos desse assunto.

Terra Magazine