Marx e Crise Mundial são temas debatidos em Goiânia 

Sob a coordenação de importantes quadros militantes do Partido Comunista do Brasil – em Goiás, a grande obra de Karl Marx, O Capital será debatida em contraposição à recente crise mundial nas duas mais importantes universidades do estado de Goiás, PUC e UFG.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a coordenação do Sociólogo e Cientista Político, professor Silvio Costa realiza o Seminário Introdução ao Estudo de O Capital, de Karl Marx, de 29 de outubro a 02 de novembro de 2009, às quartas-feiras, na Praça Universitária, em Goiânia.

De acordo com o professor Silvio Costa, o seminário fará uma abordagem de alguns capítulos de O Capital, que permitirá entender um pouco mais a atual crise financeira e econômica que se abate sobre a economia capitalista mundial.

Segundo Silvio, estão ultrapassados os que dizem que foi proclamada a morte do marxismo. “Apesar de toda crítica, o marxismo continua atual e é um instrumento teórico insubstituível para a análise e a transformação da sociedade contemporânea. A riqueza da obra de Marx revela sistematicamente sua vitalidade e demonstra ser inesgotável fonte de estudo e pesquisa em diversos campos das ciências humanas, da filosofia, da política, da economia política, da cultura, etc.,”explica o professor.

Ainda segundo Silvio Costa, serão fornecidos certificados com 12 horas/aula aos estudantes que estiverem presentes em no mínimo 75% das conferências.

O Seminário deu inicio no dia 29 de outubro com os conferencistas Goyaz do Araguaia Leite Vieira (ECO/PUC-GO) e Silvio Costa (HGSR/PUC-GO) que abordaram o primeiro capítulo do livro Mercadoria.

Nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, o Seminário dará continuidade ao abordar o Capítulo 24 do livro que trata sobre Acumulação Primitiva.

As inscrições poderão ser realizadas na página eletrônica da PUC-Goiás, www.ucg.br.

Universidade Federal de Goiás

O Núcleo de Estudos do Capital (NECAPI) realizará dia 07 de novembro de 2009 (sábado) um debate sobre a Crise Econômica Mundial e a Atualidade de O Capital de Marx com o professor Dr. Ricardo Musse da Universidade de São Paulo – USP.

O evento terá inicio às 9 horas no Anfiteatro do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás. A coordenação é do professor Romualdo Pessoa Campos Filho. Mais informações: 62 3521-1184 ramal 214.

De Goiânia,
Eliz Brandão