Sem categoria

Câmara pode votar reajuste de aposentadorias sem acordo

O projeto que garante a todas as aposentadorias o mesmo aumento concedido ao salário mínimo está na pauta de votação da Câmara nesta quarta-feira (4). O projeto, já aprovado no Senado, beneficia os 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo. A proposta foi pautada pelo presidente Michel Temer (PMDB-SP) sob pressão dos aposentados, mesmo sem o acordo que vem sendo negociado pelo governo.

Desde junho, o governo tenta negociar com representantes dos aposentados uma proposta alternativa, mas até agora não houve acordo. Para o Executivo, o reajuste unificado pode comprometer as contas da Previdência nos próximos anos.

Já o movimento dos aposentados alega que no governo do presidente Lula os reajustes do salário mínimo somaram 90,21%, incluindo este ano, enquanto que os das aposentadorias acima do piso subiram apenas 49,82%. A matéria, segundo o movimento, recuperaria o poder de compra dos aposentados e pensionistas, com o primeiro reajuste sendo concedido já em 2010.

Diante da insistência dos aposentados e de parlamentares, o Presidente da Câmara incluiu a proposta na pauta de votações. Há alguns meses, aposentados e pensionistas têm feito mobilizações no Congresso pela votação da matéria.

Sem acordo para a votação da matéria, os parlamentares da base governista ficam em uma situação difícil. Os deputados que votarem com o governo, mas contra a emenda de Paim, serão acusados de atuarem contra os direitos dos aposentados.

Da sucursal de Brasília