Sem categoria

Oposição na CPI confere atestado de idoneidade à Petrobras

O desempenho pífio da oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a Petrobras conferiu à direção da empresa um atestado de idoneidade, que será utilizado pelos governistas para desqualificar qualquer denúncia que venha a ser feita contra a estatal daqui para frente. Segundo interlocutores próximos, predomina agora um tom triunfante entre os responsáveis pela estratégia de enfrentamento da oposição na CPI.

A avaliação generalizada é de que os partidos oposicionistas não se empenharam em aprofundar as investigações pelo temor de serem acusados de contrariar os interesses da Petrobras e do País, o que paralisou virtualmente suas ações. A proximidade da disputa eleitoral do próximo ano acentuou esses temores. A rede de empresas fornecedoras da Petrobras, com interesses disseminados por várias regiões brasileiras e influência junto a parlamentares de todos os partidos, também foi determinante para o esvaziamento da comissão.

Os representantes da oposição preferiram aguardar que as investigações a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de contratos da estatal pudessem produzir fatos novos capazes de influenciar os rumos do inquérito parlamentar. Ou ainda que a imprensa reunisse elementos inéditos em seu esforço investigativo em torno da gestão da empresa.

Como não aconteceu uma coisa nem outra, o resultado final será melancólico para os oposicionistas. As articulações para a montagem de um grupo especial com o objetivo de abastecer a atuação dos representantes da oposição, por exemplo, não resistiu à primeira reunião formal e também se desmanchou no ar. A ampla maioria governista na CPI – oito de seus onze integrantes são da base aliada – encarregou-se de completar a neutralização das investigações.

Agência Estado