Sem categoria

Anselmo Duarte recebe homenagens no enterro

O corpo do ator e cineasta Anselmo Duarte foi enterrado por volta das 12h30 deste domingo (8) no Cemitério Municipal de Salto, cidade no interior paulista em que ele nasceu. Duarte morreu na madrugada do último sábado (7), em São Paulo, após sofrer o terceiro acidente vascular cerebral, aos 89 anos.

Antes do sepultamento, o cineasta foi homenageado pela população no Centro de Educação e Cultura do município, que a partir de agora deverá se chamar “Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte”, como anunciou a prefeitura local. A cerimônia foi acompanhada por familiares e amigos, entre eles o ator Tarcísio Meira, protagonista do filme “Quelé do pajeú” (1969), dirigido por Duarte.

Entre a tarde de sábado (7) e o começo da manhã deste domingo (8), o corpo de Duarte foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

Além de ganhar uma instituição pública com seu nome, Duarte também receberá, em breve, outro tributo: um documentário sobre sua trajetória. Segundo a produtora Magda Barbieri, o filme trará depoimentos do cineasta colhidos nos últimos cinco anos pelo escritor Guilherme Fiúza – autor do livro “Meu nome não é Johnny”.

“Planejamos lançar o documentário no próximo ano. O ritmo do filme foi todo conduzido pelo Anselmo, que relatou bastidores de filmagens e muitas histórias interessantes”, explica a produtora.

O filho do cineasta, o empresário Ricardo Duarte, também trabalha em um empreendimento relacionado à obra do diretor. O “Projeto Anselmo Duarte” pretende restaurar 26 filmes – “O pagador de promessas”, entre eles – que serão lançados em DVD e distribuídos gratuitamente em 10 mil fundações culturais. Segundo Ricardo, o projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está em fase de captação de recursos.

Fonte: G1