Piauienses levam 5 medalhas nas Olimpíadas Escolares 2009

A primeira fase das Olimpíadas Escolares 2009 para as modalidades judô, handebol, futsal, xadrez e natação, realizadas em Londrina e Maringá, no Paraná, encerram na manhã deste domingo (8). O Estado do Piauí teve bom desempenho na natação, ganhando três medalhas (ouro, prata e bronze), e duas no judô (prata e bronze).

Olimpíadas Escolares - Érica Maciel Paz
Pela natação, quem brilhou foi Lauro Wilson Filho, dono das medalhas que foram faturadas pelo Piauí. Já no judô, os nomes de mais destaques foram os de Antônio Fabrico, medalhista de prata e Joesley Brito, que faturou o bronze.

Nas demais modalidades, o Piauí não conseguiu títulos. No handebol, a equipe feminina do Liceu Piauiense não levou a vaga da semifinal, pois perdeu, neste domingo, para o Rio Grande do Sul de 30 a 15. No masculino, o CAIC Balduíno de Deus, não conseguiu vencer no torneio, foi eliminado e a modalidade desceu para Primeira Divisão das Olimpíadas.

As Olimpíadas Escolares continuarão na próxima semana, quando acontecerão os jogos das modalidades basquetebol, tênis de mesa, voleibol e atletismo. As duas primeiras serão disputadas em Londrina e as demais em Maringá. O embarque dos piauienses para o interior paranaense será nesta segunda-feira (9).

Os jogos estudantis são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a equipe piauiense conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação dos Esportes (Fundespi) e Secretaria de Educação (Seduc).