BA: Educação pública de qualidade é tema do congresso da ABES
Mais de 100 mil estudantes de todo o estado estão mobilizados parosa participar do 4º Congresso da Associação Baiana Estudantil Secundarista – ABES, dias 13, 14 e 15 de novembro, na Cidade do Saber, em Camaçari. Em foco, um novo projeto educacional para a Bahia.
Publicado 10/11/2009 21:14 | Editado 04/03/2020 16:20
A programação inclui debates sobre qualidade da educação, financiamento, gestão democrática, fim do vestibular e a valorização dos profissionais do setor; a preparação para a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Educação; atividades culturais e esportivas; ato político; além da eleição da nova direção com mandato de dois anos. “A pauta a ser intensificada é em torno do financiamento da educação com recursos advindos da exploração do pré-sal. Não podemos perder de vista uma fonte de recursos tão grande como esta para as áreas sociais, como a educação, saúde e segurança”, afirmou o atual presidente da ABES, Valmir Santos.
Cerca de 800 escolas da rede pública municipal e estadual estão credenciadas para participar do evento, mais os cursinhos pré-vestibulares e escolas técnicas. A partir de eleições diretas e com voto secreto, foram eleitos 500 delegados, cujo credenciamento tem início nesta quarta-feira (11/11). As resoluções e proposições apresentadas voltam à pauta no 38º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, de 3 a 6 de dezembro, em Belo Horizonte.
O Congresso irá reunir organizações de estado, a exemplo da Secretaria Estadual de Educação e os Conselhos Estadual e Municipal de Educação, e organizações do movimento social, como a APLB/Sindicato e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. Também é esperada a participação de parlamentares.
De Salvador,
Camila Jasmin