OAB pode ter Nova Ordem no DF

 Acontece no próximo dia 16 a eleição para o Conselho Seccional e Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil/Distrito Federal) OAB/DF. Também serão eleitos os membros da Caixa de Assistência e os três representantes titulares e dois suplentes do Conselho Federal.

Paulo Machado faz chamamento aos comunistas
É militante do PCdoB o candidato a secretário-geral pela chapa Nova Ordem, Paulo Machado Guimarães. A chapa é encabeçada por Ulisses Borges. “Nossa participação na Nova Ordem decorre de avaliação que fizemos no sentido de ser a articulação que melhor expressa o projeto de renovação necessário na OAB/DF”, explica Paulo Machado.

A OAB/DF tem cerca de 31 mil inscritos, dos quais de 18 mil a 20 mil habilitados a votar. “As duas últimas gestões da OAB/DF, integrada por membros das outras chapas concorrentes, Pela Ordem e Ordem na Casa, em especial, esteve, como está, envolvida com as fraudes nos exames para inscrição na OAB/DF, fatos que estão sendo apurados pela Polícia Federal, com acompanhamento do Ministério Público Federal”, acusa Paulo. Ulisses Borges e outros membros da Nova Ordem foram os que possibilitaram a divulgação destes fatos, nos quais o então vice-presidente da OAB/DF, Thompson Flores, estava gravemente comprometido, por ser o presidente da Comissão do Exame de Ordem.

 
As dívidas que a OAB/DF tem com a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI), em razão de má gestão da Caixa de Assistência, a inoperância na defesa das prerrogativas, a omissão na defesa de interesses da coletividade do DF e na afirmação dos direitos humanos está exigindo uma grande reorientação político-administrativa na gestão da OAB/DF, opinam os que formam a Nova Ordem.
 
Pela Ordem é a chapa da situação. “Representa a inoperância e a continuidade dos graves problemas verificados em suas duas gestões”, diz Paulo. O candidato à Presidência da Ordem na Casa, Esdras Dantas, é um dos Conselheiros Federais eleitos em 2006, pela situação. Rompeu com a atual presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e se candidatou alegando descontentamentos com as orientações políticas e administrativas em curso. Esdras já presidiu a OAB/DF por dois mandatos na década de 1990. “Mas seu projeto não se diferencia muito dos parâmetros atualmente em curso”, opina o integrante da Nova Ordem. Uma quarta chapa, Questão de Ordem, também se apresenta com projeto oposicionista. Porém os que compõem a Nova Ordem consideram que o conteúdo de suas propostas e sua composição tendem a reproduzir práticas administrativas ineficientes, atualmente em curso.
“Nossa chapa é a única que propõe um novo modelo de gestão para retomar a vigorosa imagem de nossa instituição, com uma postura exemplar de independência e de transparência”, afirma Ulisses Borges de Resende, candidato a presidente pela Nova Ordem.

Ao que Paulo Machado traduz: “vamos promover mudanças, inclusive no que se refere à participação dos advogados e das advogadas na definição dos investimentos e principais despesas da OAB/DF, bem como na adoção de posicionamentos sobre temas de interesse da coletividade, para o aperfeiçoamento da administração da Justiça e na fiscalização dos atos da administração pública do Distrito Federal, propondo ações civis públicas e ações diretas de inconstitucionalidade de leis no Tribunal de Justiça do DF, iniciativas que a atual gestão não tem tido”.

Paulo faz um chamamento aos comunistas do Distrito Federal: “Os companheiros e as companheiras que possam dedicar algumas horas do próximo dia 16, 2ª feira, na divulgação e no apoio à chapa Nova Ordem, na boca de urna, no Ginásio Nilson Nelson, em qualquer período das 9h às 19h, entrem em contato com Alan ou com Paulo, através do telefone 61 3321 6565 ou do email pcdobdf@vermelho.org.br”. 

De Brasília
Carlos Pompe