PI terá Encontro Internacional de Literatura e História africana

A partir do dia 18, a Uespi realiza o Encontro que tem como objetivo estimular estudos na área da cultura e da literatura africana.

Encontro Internacional - Divulgação
São inegáveis as contribuições da cultura africana na sociedade brasileira. Como um país resultado das mais diferentes combinações, deve-se reconhecer a grande participação dos africanos em nossas manifestações religiosas, culturais, compartamentais, no vestuário e até na composição física.

Para homenagear e se aprofundar ainda mais nesse povo fascinante, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro – NEPA, pelo Núcleo de Estudos Literários Piauienses – NELIPI e pelo Centro de Estudos Literários e Gênero – CELIG, o I Encontro Internacional de Literatura, História e Cultura Africana.

O encontro tem por objetivo promover a pesquisa, a extensão e o ensino nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, africanas e Gêneros, visando o fomento e a divulgação da produção cientifica junto à comunidade acadêmica, bem como aos docentes e discentes do Ensino Básico. Além disso, pretende promover um estudo, sob a ótica da pluralidade, do respeito à diferença, visando ao intercâmbio, à troca de experiências através da transmissão de conhecimento e conteúdos disciplinares atualizados nas ares de Literatura, História e cultura Afro-brasileira, Africanas, Indígenas e Gênero.

O evento será realizado no auditório Mestre Dezinho, localizado na Central de Artesanato de Teresina, e terá a participação de palestrantes internacionais, tais como, a romancista e poetisa Angolana Isabel Ferreira e do Prof. Dr. Francis Musa Boakari, além de minicursos, conferências, mesa-redonda, comunicações e atividades culturais.

A programação completa do evento está disponível no sítio da Uespi.