Encontros Pelas Águas reúne mulheres pela preservação ambiental

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro, a cidade de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, recebe o quinto evento da série “Encontros Pelas Águas”. Promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ, o Encontro visa captar as principais demandas das mulheres em relação aos mananciais das áreas onde vivem.

Três eixos temáticos norteiam os debates: Água e Políticas Públicas, Controle Social e as Instâncias de Participação, Água como Direito Humano e Ambiental, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica. As proposições geradas em plenária irão constar na II Carta Pelas Águas, que será entregue ao governador Jaques Wagner como resultado da contribuição de diversos segmentos da Bahia para a construção de políticas públicas participativas voltadas à gestão das águas.

O evento atenta para a importância da participação feminina na luta por um ambiente equilibrado para as futuras gerações, seguindo pelo viés da promoção da igualdade de gênero. Ao apreender as aspirações das mulheres em relação às águas, o evento será a oportunidade de reafirmar o protagonismo feminino na conquista por espaços cada vez maiores de participação social.

Um dos objetivos do “Encontros Pelas Águas” é, justamente, promover a inclusão de setores sociais historicamente excluídos, a exemplo comunidades de terreiro, pescadores, marisqueiras, gerazeiros, quilombolas, povos indígenas e de fundo de pasto; além das próprias mulheres. O projeto conta com o apoio do Fundo de Populações das Nações Unidas, da Fundação Cultural Palmares e mais cinco Secretarias de Governo.

Da redação local