Sem categoria

Palestinos relembram quinto aniversário da morte de Iasser Arafat

Os palestinos de todo o mundo relembraram na última quarta-feira (11) o quinto aniversário da morte do líder histórico Iasser Arafat.

O lugar onde foi celebrada a data, que reuniu milhares de palestinos, foi em Ramala, na Cisjordânia, onde as crianças palestinas renderam uma homenagem a Arafat diante de seu mausoléu.

Em Ramala, os palestinos recordaram seu presidente, que em 11 de novembro de 2005 faleceu em um hospital francês aos 75 anos de idade.

O complexo presidencial, a Mukata, ficou repleto de seguidores do chamado pai do nacionalismo palestino, portando bandeiras nacionais e do al-Fatá, o movimento político fundado por Arafat.

Durante a concentração, se escutavam gritos que exigiam que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e atual líder da al-Fatá, Mahmud Abbas, reconsiderasse sua decisão de não se apresentar às eleições, previstas para janeiro de 2010.

Durante a cerimônia de recordação, Abbas informou que não se candidatará, ao mesmo tempo que assinalou que as negociações de paz com Israel não se reiniciarão se o governo de Telavive não aceitar o fim total da construção de assentamentos nos territórios ocupados palestinos.

O discurso de Abbas havia gerado expectativas, dado que, de acordo com agências internacionais, seus argumentos sugeririam que o presidente palestino poderia renunciar, o que talvez viesse a provocar a derrubada da ANP.

Abbas, cuja autoridade está circunscrita à Cisjordânia ocupada, disse que deixará o cargo em janeiro, frustrado pelo fracasso dos Estados Unidos em impedir que Israel siga construindo colônias ilegais em território palestino.

Fonte: Agência Bolivariana de Notícias