APUC conquista realização de concurso na PUC-GO

Com a atuação combativa da comunista Lúcia Rincon na presidência da Associação de Professores da PUC-Goiás (APUC), a entidade conquistou que a realização de concurso público para a ampliação do quadro efetivo de professores na Universidade

Após várias gestões da Associação de Professores da PUC-Goiás (APUC) junto a Pró-Reitoria de Graduação, a PUC-Goiás finalmente publicou os editais do concurso para professores efetivos. Foram abertas vagas para as áreas de engenharia, arquitetura, direito, enfermagem, biomedicina e jornalismo . A realização de concurso para ingresso no quadro de docentes respeita as condições firmadas na Cláusula 2ª do Acordo Coletivo de Trabalho e a ampliação do quadro docente permanente, com ingresso por concurso público, é uma reivindicação antiga da APUC.

Atualmente, centenas de salas de aula e laboratórios encontram-se superlotados na PUC-Goiás. A APUC já havia denunciado a situação. No dia 3 de setembro de 2009, encaminhou ofício ao Reitor da Universidade cobrando o cumprimento do compromisso assumido no Acordo Coletivo de Trabalho, mas não obteve resposta. Diante da persistência do problema, a entidade se reuniu, em 9 de outubro, com a Pró-Reitora da Graduação, professora Helenides Mendonça, e com a Coordenadora de Programação Acadêmica, professora Ivana Martelli – ocasião em que relatou o quadro vivenciado pelos professores de precarização das condições de trabalho, com sérias implicações na qualidade de ensino.

A APUC reivindica que a realização do concurso público para ampliação do quadro docente efetivo já venha aliviar a superlotação das turmas no próximo semestre e, assim, reduzir a sobrecarga de trabalho para os docentes da instituição.

Assessoria de Comunicação,
Carolina Skorupski