Congresso de estudantes deve aprovar criação de entidade estadual

Mais de 700 estudantes do ensino básico do estado do Rio estarão reunidos de quinta a domingo (19 a 22), na capital carioca. A grande tarefa será a criação de uma entidade estadual que represente todos os alunos – das escolas particulares e públicas – do ensino básico.

O congresso elegerá também os delegados para a etapa nacional do 38º CONUBES, que será realizado em BH, de 10 a 13 de dezembro. Os debates ocorrerão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Plenária Final será no ginásio Mineirinho. Para isso, o Rio de Janeiro elegerá 130 delegados para o congresso nacional da UBES.

Segundo a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos, “este congresso será a maior etapa estadual dos últimos anos no nosso estado e será marcado pela construção desta entidade estadual, que poderá influir decisivamente na unidade da luta dos estudantes do ensino básico. Na pauta de luta estarão temas como reserva de vagas, ENEM, passe-livre e defesa da meia-entrada. Os estudantes também vão cobrar mais investimentos para a educação pública, através da defesa de que 50% dos recursos do pré-sal seja investidos na educação”.

Veja abaixo o local do congresso e a programação.

Ilha do Fundão – UFRJ. Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ

Quinta-feira
20hrs – chegada das delegações

Sexta-feira
8h – café da manhã
9h – Oficinas
12h – Almoço
14h – Grupos de Discussão
18h – Plenária Final da Etapa Estadual da UBES
22h – Confraternização

Sábado
8h – café da manhã
9h – Plenária de fundação da entidade estadual