Consciência negra: A herança africana no Museu Afro Brasil

A obra Museu Afro Brasil: A Herança Africana é uma produção de Cacá Vicalvi e nos mostra, em seus 24 minutos, um pouco do legado cultural africano. 

Do epsódio
O Mundo da arte dá continuidade à visita guiada ao Museu Afro Brasil, em São Paulo. Considerado o mais completo do gênero no país, o museu ajuda a levantar questões como a submissão de povos considerados inferiores, sua produção artística e a hegemonia da arte dos colonizadores. E, ainda, o curador Emanoel Araújo e a antropóloga Maria Lúcia Montes destacam a obra de pintores importantes como Antônio Rafael Pinto Bandeira, Estevão Silva e Artur Timóteo da Costa, entre outros. Os entrevistados falam, também, de preconceito e da herança africana que influencia e enriquece a cultura do nosso país.

Da série

Em linguagem de documentário, O Mundo da Arte destaca o trabalho de artistas em várias áreas. O objetivo é possibilitar aos telespectadores a compreensão exata de cada obra, refletindo a visão dos autores e valorizando o processo de criação. O programa também conta com depoimentos de críticos e historiadores, que contextualizam os trabalhos no panorama das artes no Brasil.

 Fonte: TAL