Florianópolis sediará o 4o Encontro Catarinense de Software Livre

O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, no centro de eventos da UFSC

É o maior evento de software livre do estado. Grandes empresas privadas e públicas estarão presentes, apresentando e discutindo soluções livres para as áreas comerciais, industriais, educacionais e públicas.

Este ano, o evento contará ainda com a presença do presidente da Linux International, Jon "Maddog" Hall e do socióloga da Cásper Líbero, Sérgio Amadeu, entre outros nomes do universo do software livre.

Informações e inscrições podem ser feitas no site www.solisc.org.br

Um pouco da história do evento

O Congresso Catarinense de Software Livre – SOLISC surgiu na cidade de Joinville. A segunda edição aconteceu também naquela cidade. Em 2005, o evento foi trazido para Florianópolis, onde acontecerá também em 2009. Os 3 anos de interrupção foram importantes para fortalecer a equipe e agregar novas parcerias.

Neste ano, estamos planejando uma série de novidades, como a trilha específica para pequenos empresários e empreendedores. Queremos mostrar cases de sucesso em pequenas empresas, por outro lado incentivar para que surjam novos empreendimentos de Software Livre. Outra novidade será a trilha sobre cases do setor público, onde será apresentado o projeto “software público brasileiro” que conta com 29 comunidades em torno de soluções para o setor público.

Além disso, o evento terá palestras sobre educação e inclusão digital, desenvolvimento, banco de dados, produção multimídia, desktop e distros, voip, entre outros. Queremos contemplar o maior número possível de áreas sem no entanto perder a qualidade do evento. As palestras serão classificadas em 3 níveis (iniciante, intermediário e avançado) assim, as pessoas poderão escolher a palestra de acordo com as suas necessidades e conhecimentos.

Os grupos de usuários também terão espaço garantido, eles serão acomodados no hall de exposições, junto aos estandes de patrocinadores. Alguns espaços na programação estarão reservados para as comunidades realizarem debates. Os estandes para as comunidades também estão sendo comercializados a preços mais acessíveis.