Piauí ganha 1ª biblioteca virtual

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Cortez (Premen Sul) receberá nesta sexta-feira, 20, uma Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), uma iniciativa do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).

biblioteca virtual - Ilustrativa
No Piauí, recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura e da Secretaria da Saúde. Após a instalação da unidade, haverá capacitação sobre como fazer pesquisas bibliográficas em bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. “Os participantes aprenderão a identificar fontes de informação e serviços de acesso a documentos científicos. O curso é essencialmente prático, com ênfase nos métodos de busca e exercícios de fixação”, informa a diretora do Centro, Elizete Cabedo.

“A BVS Brasil pretende reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde”, acrescenta. A Estação BVS permite o acesso gratuito a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais. Trata-se de informações acadêmicas ou geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS-MS), por exemplo, o usuário pode pesquisar dicas, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações do ministério”, esclarece Elizete Cabedo.

Além disso, pode aprender sobre definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde. O cerimonial de implantação acontecerá às 8 horas, com a participação do governador Wellington Dias, dos secretários da Saúde, Assis Carvalho e da Educação, Antônio José Medeiros. O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde (CEEPS/PI), Premen Sul, localiza-se na Rua Climério Bento Gonçalves, S/N – Monte Castelo.