Sem categoria

Em ano eleitoral, novela da Globo “maquiará” a São Paulo de Serra

O pessoal dos blogs anda reclamando que no Google sumiram as fotos do desabamento do Rodoanel. Não sou de teorias conspiratórias, mas o fato é que fui procurar e não achei quase nada. Mas hoje, na Folha, tem algo ainda mais curioso. É a matéria “São Paulo Photoshop”, sobre a maquiagem feita no visual paulistano para a novela das sete de Globo, que começa a ser passada em…2010, ano da eleição.

Por Brizola Neto*, em seu blog

Embora haja cenas filmadas em locações reais na capital paulista, com ruas devidamente lavadas e mendigos afastados — a Globo diz que é praxe —, a maior parte das cenas externas da novela será gravada no Rio, numa “cidade cenográfica”.

Certo, muito bem. É mais simples fazer assim. Mas o que ninguém entende — ou será que entende — é que a São Paulo que aparecerá na telinha, embora muito sofisticada seja a cenografia — foi maquiada para parecer limpinha, glamourosa.

Trecho da Folha (caderno "Cotidiano", página 4):

“Quem ligar a TV verá violinistas e cellistas se apresentando a céu aberto na praça Ramos, em um clima artístico, nova-iorquino. Verá também livraria substituindo uma loja antiga na avenida São João, em um clima literário portenho. Por fim, perceberá ressaltadas por um filtro as luzes amareladas dos postes, em clima romântico, parisiense.”
 

Claro que São Paulo — como o Rio — merece uma revitalização no Centro, que em ambas as cidades é uma área cheia de construções bonitas e abandonadas. Recuperadas, urbanizadas, não há dúvida de que seriam um charme.

Agora, uma novela global com uma São Paulo maquiada, de mentirinha, em ano de eleição, dá o que pensar, não é?