Centrais Sindicais serão homenageadas nesta quarta

Atendendo a uma proposição do deputado estadual Pedro Uczai (PT), a Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (25), às 19h, uma sessão solene em homenagem às Centrais Sindicais pela mobilização que garantiu a criação do salário mínimo estadual

Receberão as homenagens a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Força Sindical e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Autor do primeiro projeto apresentado na Assembleia para criar a lei, Uczai explica que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho e à persistência das centrais e dos vários sindicatos que se envolveram na coleta de aproximadamente 50 mil assinaturas em apoio à proposta. “Essa participação e pressão social dos trabalhadores foi decisiva para aprovarmos a lei na Assembleia Legislativa, inclusive assegurando que o reajuste anual deverá ser firmado por uma comissão tripartite formada pelo governo, por representantes do setor produtivo e também dos trabalhadores”, afirma o parlamentar.

O deputado também destacou que a desafio em 2010 é fazer com que a lei seja cumprida e esse direito conquistado seja respeitado, o que segundo ele beneficiará toda a sociedade. “Com o aumento da massa salarial, aumenta também o poder de compra dos trabalhadores, o que eleva o consumo e fortalece a economia, beneficiando o conjunto da sociedade”, argumenta Uczai.