Sem categoria

Blackwater está agindo no Paquistão, diz jornal

A empresa privada de segurança estadunidense Blackwater está realizando uma guerra secreta no Paquistão, que se traduz no sequestro e assassinato de supostos líderes do talibã e da al-Qaida, denunciou nesta quinta-feira o jornal americano The Nation.

De acordo com o artigo, assinado pelo jornalista Jeremy Scahill, a empresa opera a partir de uma base oculta que o Comando de Operações Especiais dos EUA mantém na cidade portuária de Karachi.

O jornalista, que cita uma fonte anônima dentro do aparato de inteligência estadunidense, afirma que o programa está tão compartimentado que nem os mais importantes funcionários do governo de Barack Obama nem os militares dentro da cadeia de comando do Pentágono saberiam de sua existência.

Os agentes da Blackwater também recolhem informações que depois é usada para elencar os alvos a bombardear pelos aviões controlados remotamente dos Estados Unidos em território paquistanês, e que provocaram a morte de dezenas de civis inocentes, agrega o diário.

A empresa privada de segurança também ajuda o Comando de Operações Especiais estadunidense a planejar ações punitivas contra o Movimento Islâmico do Uzbequistão.

A Blackwater, que numa tentativa de enterrar o escândalo criado pelos assassinatos extrajudiciais e outros crimes cometidos por seus contratados no Iraque se chama agora XE Services, também trabalharia para uma empresa privada ao governo paquistanês.

O diário afirma que se trata da Kestral Logisticis, uma poderosa firma especializada em logísitica militar, em cuja folha de pagamento constam ex-generais e funcionários paquistaneses, com filiais em vários países.

Segundop o The Nation, a Kestral também contratou recentemente Roger Noriega, que foi vice-secretário de Estado do Hemisfério Ocidental durante a administração de George W. Bush, para que faça lobby a favor da empresa em Washington.

Fonte: Prensa Latina