Sem categoria

Suíça vai votar domingo banimento a minaretes

Uma proposta defendida pelos partidos de extrema-direita da Suíça vai a referendo nacional no próximo domingo (29), aumentando as tensões na plêmica que o país vive em relação à sua referência nacional e aumentando os temores de boicote financeiro e reações violentas de países islâmicos.

Com as tensões se acumulando a um nível elevado, a Mesquita de Genebra foi vandalizada na última quinta-feira, quando indivíduos não identificados atiraram um balde de tinta rosa na entrada principal do prédio.

Este foi o terceiro incidente contra a mesquita neste mês: antes, um carro com alto-falantes circulou pela área do templo lançando ao ar um chamamento à prece por um falso muezim. Dias depois vândalos atiraram pedras contra o templo, danificando um mosaico.

Especialistas financeiros dizem que o banimento dos minaretes poderá ser desastroso para a economia do país, porque poderá fazer com que muitos muçulmanos milionários retirem seu dinheiro dos bancos suíços, deixem de frequentar os resorts do país e de comprar seus bens de alto luxo.

O voto bate contra os muçulmanos, refletindo a ansiedade que tem irrompido pela Europa em anos recentes, passando do medo em ver mulheres com véus na França ao boato, na Holanda, de que um diretor de cinema teria sido assassinado um muçulmano, irado com o documentário crítico ao islamismo feito pelo diretor.

As pesquisas indicam um apoio cada vez maior à proposta, submetida à votação pelo Partido Popular da Suíça, mas duvida-se que terá bastante apoio para ser aprovada. Muçulmanos na Suíça tem mantido um perfil bastante calmo, evitando realizar uma campanha de contra-ataque.

"A boa reputação da Suíça com um país aberto, tolerante e seguro pode ser perdida e isso causaria uma grande estrago no turismo do país", afirmou um Thomas Allemann, porta-voz da Associação Hoteleira do país.

Fonte: The Huffington Post