Eleição fortalece democracia na OAB de Alagoas

Realizaram-se na última sexta-feira, 27/11, as eleições para a direção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, numa disputa acirrada entre a chapa encabeçada pelo candidato à reeleição, Omar Coelho, e a chapa de oposição, do advogado Everaldo Patriota.

Eleições OAB-AL

Em uma intensa e democrática disputa pela direção estadual da OAB em Alagoas, ambas as chapas mobilizaram seus apoios, numa batalha que envolveu diversos segmentos da sociedade alagoana, para além dos advogados, membros da Ordem.

O PCdoB tomou parte ativa na campanha, em que teve destacado papel Gilberto Irineu, membro da direção estadual do partido, que vem desenvolvendo importante trabalho na presidência da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL. Também advogados, participaram da batalha, em apoio que o partido definiu à chapa 1, de Omar Coelho, o presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, Marcelo Malta, Sinval Costa, Mirelly Câmara, dentre outros, num dia de festa que tomou a sede social da OAB na praia de Jacarecica e se espalhou pelas adjacências, numa movimentação intensa durante todo o dia em que alguns milhares de advogados participaram da escolha da nova direção da entidade no estado.

Omar Coelho, reeleito, estará à frente da entidade por mais três anos. De acordo com dados da Comissão Eleitoral da OAB/AL, a chapa 1 – “A Ordem é Advocacia”, encabeçada por Omar Coelho obteve 1.616 votos, enquanto que a chapa 2 – “Pelo Advogado”, presidida por Everaldo Patriota recebeu 1.433 votos.

No final da tarde, após o encerramento da votação, teve início a contagem dos votos. Assim que o resultado foi divulgado houve muita festa dentro do Clube da OAB, em Jacarecica, enquanto do lado de fora os advogados comemoravam com um grande buzinaço.

Acompanhado da vice-presidente Rachel Cabús e de integrantes da diretoria da Ordem, Omar Coelho agradeceu aos advogados que o apoiaram durante a campanha.
Para Omar Coelho o resultado da eleição é uma demonstração de que os advogados estão aprovando as ações que foram desenvolvidas em sua primeira gestão à frente da Seccional alagoana.

O PCdoB considerou essa uma grande vitória, pela disputa intensa vivida durante o pleito, pelo espírito democrático que envolveu os advogados, como também pelo importante papel que a entidade tem na vida pública do estado, tanto na atualidade como historicamente, em defesa das liberdades e garantias dos brasileiros e da legalidade democrática no País.

De Maceió, Selma Villela.