Sem categoria

Irlanda pede à Fifa para ser 33ª seleção na Copa do Mundo

A Irlanda apresentou uma solicitação à Fifa para ser incluída como 33ª seleção da Copa do Mundo do ano que vem, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, nesta segunda-feira.
Apesar de a eventual inclusão inédita de uma equipe extra causar sérios problemas de logística para o Mundial, Blatter disse que o comitê executivo da Fifa vai considerar a solicitação irlandesa numa reunião extraordinária na quarta-feira.

A Irlanda foi derrotada pela França na repescagem das eliminatórias europeias para a Copa com um gol irregular marcado pela França, após Thierry Henry ter dominado a bola com a mão antes de fazer uma assistência para Williams Gallas.

"Recebemos uma delegação da Irlanda na Fifa e eles estavam absolutamente insatisfeitos com o que aconteceu. Eles sabem que o jogo não pode ser repetido e que a decisão do árbitro é definitiva", disse Blatter durante feira sobre negócios no futebol Soccerex na África do Sul.

"Naturalmente eles não pediram por qualquer sanção contra qualquer jogador ou contra o árbitro, mas eles pediram, com muita humildade, 'não podemos ser o 33° time na Copa do Mundo?' Eles pediram por isso", revelou.

"Vou levar isso ao comitê executivo. Não posso confirmar o que vai acontecer, mas vou repassar a questão ao comitê executivo", afirmou.

Em comunicado, a federação de futebol da Irlanda (FAI) confirmou que fez o pedido a Blatter quando uma delegação encontrou-se com o dirigente na sede da Fifa, em Zurique, na sexta-feira.

"Muita coisa foi discutida na reunião e, em um momento, a FAI perguntou se a Irlanda poderia ser acomodada na Copa do Mundo de 2010", diz o comunicado.

Fontes irlandesas disseram que não esperam que o pedido seja acatado pela Fifa, mas que o país seja recompensado de alguma outra forma, talvez sendo cabeça-de-chave nas eliminatórias para o Mundial de 2014.

O sorteio das 32 seleções para a Copa do Mundo de 2010 acontece na sexta-feira na Cidade do Cabo.

Fonte: Correio do Brasil