Sem categoria

'Demita-se Berlusconi!', gritam nas ruas 500 mil italianos

Uma convocação feita através do Facebook produziu uma manifestação-monstro nas ruas de Roma neste sábado (5), pedindo a demissão do primeiro ministro Silvio Berlusconi. Popular e pouco politizado, o protesto reuniu 500 mil pessoas, segundo algumas agências, e 90 mil, no cálculo da polícia. Na linha de frente da passeata, um gigantesco jogo de letras amarelas formava a palavra "Demita-se".


Os orbanizadores do 'No B Day' ('Dia do Não a Berlusconi') estrearam na Itália o sistema de convocar manifestações via Facebook, blogs e boca-a-boca. O resultado surpreendeu. A principal crítica ao primeiro ministro não é o vínculo com a Máfia, denunciado na véspera por um ex-mafioso arrependido; é o conflito de interesses entre sua responsabilidade como governante e seus interesses como magnata da mídia privada.

A manifestação, uma ideia lançada em outubro por meia dúzia de blogueiros, pretendeu ser apolítica, em uma Itália tradicionalmente ultrapolitizada. A cor escolhida para o protesto foi o violeta – a única do arcoiris que não está ligada a nenhum partido político do país.

Na multidão, havia manifestantes levando retratos de Berlusconi com nariz de Pinóquio. Os lemas rivalizavam em criatividade, como este: "Tenho um sonho: Berlusconi atrás das grades!"

A passeata percorreu vários quilômetros, desde a estação ferroviária Roma-Termini até a grande praça diante da Basílica de ßão João. Quase 700 ônibus foram fretados pelos manifestantes, além de um navio, que trouxe gente da Sardenha, onde o 'Cavaliere' possui uma luxuosa vila.

Mas, apesar da demonstração de força do sentimento oposicionista, e de enfrentar numerosos processos por corrupção, depois que a Corte Constitucional decidiu pela ilegalidade de uma lei que lhe concedia imunidade, Berlusconi ainda não caiu de todo em desgraça. Uma pesquisa considerada isenta atribui-lhe 44% de aprovação. Já nas de sua própria rede de TV o índice sobe para 65%…

Da redação, com agências