Chapa 1 vence eleições do Sindsaúde no Ceará

Apoiada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará, a Chapa “Lutar e Vencer” venceu com mais de 60% dos votos as eleições do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Ceará. A votação aconteceu entre os dias 02 e 04 de dezembro em diversos municípios do estado.

“A vitória da chapa 1 é importante para a continuidade dos projetos que já foram iniciados. É um momento de unidade para construir um Brasil melhor”, afirmou a presidente reeleita do Sindicato da Saúde, Tereza Neumam. A sindicalista destaca a atuação da entidade que ressaltando a importância do envolvimento da categoria nas diversas lutas por melhores salários, pelo fim dos pisos diferenciados, participação na reestruturação dos Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) entre outras conquistas.

Marta Brandão, vice-presidente da CTB no Ceará e secretária-geral da chapa, avaliou como espetacular a vitória da composição. Das 55 urnas, a chapa 1 venceu em 42 delas. “Nosso objetivo é contribuir com o direito dos trabalhadores e dar prosseguimento à luta dessas pessoas”, enfatiza. Marta ressalta ainda que esta eleição “consolida ainda mais a CTB no Ceará. A nossa luta essencial é pela redução da jornada de trabalho e pela consolidação de um Sindicato combativo, democrático e transparente”.

Conflito durante a votação

Durante o período de votação, houve tentativa de inviabilizar o processo eleitoral  com o sequestro de uma das urnas que estavam recolhendo votos no interior do estado. O fato aconteceu no município de Independência. Segundo relatos, na noite de quinta-feira (03/12), duas pessoas armadas de revólveres levaram a urna e fizeram ameaças ao responsável pela coleta dos votos.

Em nota divulgada no jornal O Povo desta segunda-feira (07/12), o próprio sindicato e a CTB afirmam: “O Sindsaúde denuncia veementemente para a categoria e a sociedade a atitude da chapa 2 que, de forma desesperada e usando métodos repugnáveis, tenta melar a eleição. O ocorrido demonstra também o desrespeito da chapa 2 pelo direito da categoria de decidir livremente e democraticamente os rumos de seu sindicato”. A nota ratifica também que “a direção do Sindsaúde não poderia se omitir diante desse grave delito e, além da denúncia pública, está tomando todas as providências cabíveis para apurar as responsabilidades e instaurar o devido processo judicial contra seus autores”.

Números das Eleições

Total de votantes: 3974
Chapa 1 recebeu 2503 votos (62,9%)
Chapa 2 recebeu 1183 votos (29,7%)
232 votos nulos (5,85%)
56 votos brancos (1,4%)

De Fortaleza,
Carolina Campos