Edvaldo Nogueira inaugura presépio da Sementeira

A cada ano que passa, a Prefeitura de Aracaju renova os esforços para promover o já tradicional Natal de Luz, que nesse ano traz de volta o presépio montado no Parque Augusto Franco, conhecido popularmente como Sementeira. No evento de lançamento, ocorrido na noite desta segunda-feira, 07, o prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de ressaltar os valores morais Cristãos e a necessidade de preservar o Natal.

"O sentimento que nos valoriza e nos torna mais próximos, é o sentimento da fraternidade. Nós queremos que Aracaju – além da ‘Capital Brasileira da Qualidade de Vida' – seja a capital da fraternidade e da união entre os homens e as mulheres que vivem aqui e que chegam à nossa cidade. Por isso é que estou muito feliz hoje, e com certeza este período natalino vai culminar com um ano novo de muita paz, saúde e felicidade", afirmou o prefeito durante a solenidade.

Como novidade, o presépio montado esse ano pelo artista plástico Ivo Gato tem 700m² (100m² a mais em relação ao do ano passado) e inspiração nas construções clássicas do Oriente Médio (daí as grandes cúpulas da entrada). Com fibra de vidro, madeira, argila, palha e outros materiais, a estrutura conta ainda com elenco de três pessoas que encenam anjos tocando harpa e narrando o nascimento de Jesus. Além disto, a obra ainda é composta por fonte d'água e conjunto de iluminação, projeção e sonorização cênicas que conferem beleza ímpar capaz de emocionar os presentes.

Segundo Gato, outro destaque do presépio a ser levado em consideração é a pesquisa de cores e texturas. "Sempre trabalhávamos muito com o branco e esse ano decidimos usar mais cores, também coloquei plantas artificiais porque as naturais não conseguiriam manter a beleza até o final da exposição por conta do calor no período do dia", explicou o artista.

Logo após a abertura do presépio à visitação do público, o grupo musical Canarinhos de Aracaju iniciou apresentação com cerca de sete canções natalinas, que embalaram a noite de abertura do evento.

Turismo

Com o objetivo de transformar Aracaju num pólo turístico durante o Natal, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, afirma perceber um aumento significativo de visitantes no Parque da Sementeira durante esse período. "Mesmo antes da abertura do presépio, muitas pessoas já vinham vê-lo. Esse local já se tornou um ponto de visitação importante durante a época natalina", reafirma ela.

Presépio Ecológico

Outro presépio encontra-se armado logo na entrada do Parque da Sementeira. Trata-se do Presépio Ecológico, montado numa pequena área de 4m² feito pelas artesãs do Projeto Reciclarte – mantido pela Emsurb – e desenvolvido a partir de papel jornal reciclado.

Nove figuras compõem a obra, todas com oito anos de confecção, e já foram postas em exposição no Mirante do bairro 13 de Julho assim como no Museu do Homem Sergipano. Esse presépio ainda é adornado com plantas naturais, as mesmas utilizadas na ornamentação das vias da cidade.

Cartão Telefônico

A solenidade de entrega do presépio à população de Aracaju ainda contou com uma surpresa: o lançamento de uma série comemorativa de cartões telefônicos, em alusão ao Natal na capital sergipana. Aproximadamente 80 mil cartões da operadora Oi estão à venda no Brasil com a imagem da iluminação natalina do calçadão do bairro 13 de Julho.

De acordo com a coordenadora de marketing institucional da Oi, Flávia Rivera, a iniciativa, além de homenagear o Estado de Sergipe, tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. Após a solenidade de lançamento, o cartão já se encontra em circulação até o final deste mês de dezembro em todo território nacional.

Natal de Luz

Segundo Edvaldo Nogueira, o projeto ‘Natal de Luz' teve início em 2006, motivado pela idéia de que Aracaju, com suas belezas, tranquilidade e todos os valores que lhe confeririam o título de ‘Capital Brasileira da Qualidade de Vida', poderia entrar no circuito nacional do turismo de Natal e competir com cidades como Gramado (RS).

No ano de 2009, cerca de R$ 950 mil reais foram investidos na decoração de Natal, sendo que, aproximadamente R$ 500 mil, vieram a partir da parceria com o Bando do Estado de Sergipe (Banese), apoiador do Projeto Natal de Luz.

O presépio pode ser visto diariamente até o dia 06 de janeiro e está aberto à visitação até às 23h. As apresentações cênicas acontecem em três sessões: 19h, 20h e 21h. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.