Sem categoria

Brasil vai dar a tônica na reunião sobre clima em Copenhague

Segundo destaca nesta quinta (10) o Blog do Planalto, o Brasil pode e vai fazer a diferença em Copenhague, na reunião da ONU sobre clima (COP 15), apresentando metas e propostas firmes de combate ao aquecimento global e pressionando os países desenvolvidos a tomarem medidas como financiar os países mais pobres para que tenham um desenvolvimento sustentável. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no evento na próxima semana.

A Conferência da ONU, iniciada no último dia 7, reúne representantes de todos os países do mundo em busca de soluções para a crise climática e deverá receber na próxima semana os principais líderes mundiais.

No local, segundo o blog, foi montado o Espaço Brasil para realização de eventos paralelos como debates, seminários e painéis. A delegação brasileira é composta por 700 pessoas entre os representantes do executivo, do parlamento, empresários e ONGs.

O Brasil vai apresentar no evento sua intenção voluntária de cortar 36,1% a 38,9% das emissões de CO2, além da redução de 80% do desmatamento da Amazônia até 2020.

O blog destaca ainda temas como biocombustíveis, floresta amazônica e mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) sobre os quais o Brasil já se posicionou. Sobre o primeiro, o país aposta nessas novas fontes de energia para crescer nos próximos anos e para manter sua matriz energética limpa e sair na frente ganhando o status de maior produtor mundial.

Os investimentos em biocombustíveis no país devem chegar a cerca de R$ 23 bilhões até 2017, que devem ser aplicados na expansão da produção e oferta.

No caso da floresta amazônica, o governo considera a proteção desse bioma como ação prioritária da agenda climática. Afinal, 75% das emissões brasileira de gases de efeito estufa (dados 1994) são provenientes do desmatamento. 

"Por isso, no caminho para contribuir com a estratégia global de combater os efeitos das mudanças do clima, o Brasil se empenha em diversas frentes para reduzir o desmatamento na região", diz o documento do governo brasileiro.
 
"O Brasil é reconhecido internacionalmente pelos seus esforços para mitigação da mudança global do clima por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, o MDL. Os números falam por si: o País ocupa a terceira posição em termos de potencial de reduções de emissões de gases de efeito estufa no primeiro período de crédito dos projetos. Iniciativas brasileiras são responsáveis pela redução de 47 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa 6% do total mundial no âmbito do MDL", diz o documento que o governo levará ao evento.

Da Sucursal de Brasília