Inscrições abertas do curso básico de Jornalismo Sócio-Ambiental

A DW-AKADEMIE juntamente com o Movimento Negro Unificado (MNU) e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO-CE), realizará de 18 a 29 de janeiro próximo, em Fortaleza, um curso de jornalismo sócio-ambiental.

O curso é direcionado a comunicadores envolvidos com a democratização dos meios de comunicação social e preocupados com a questão sócio-ambiental da sua região. O objetivo é sensibilizar a/o participante para a conscientização pessoal e profissional com respeito à questão sócio-ambiental em seus diversos aspectos. Desde suas causas, passando pela análise da situação atual, indo até a busca de alternativas e soluções. Além disso, pretende-se motivar a/o participante a incluir o tema sócio-ambiental de maneira mais consciente e profissional em seu trabalho e em sua mídia, e, se já introduzido, a melhorar a abordagem do tema.

O curso, do tipo oficina, terá 40 horas/aula e será ministrado por Flávia dos Santos, jornalista free-lancer, doutoranda em Comunicação Social, Lisboa, Portugal, André Rosa de Oliveira, professor da Comunique-se, de São Paulo, e Arno Rochol, facilitador e coordenador de projetos da DW-AKADEMIE, de Bonn, Alemanha.

Os temas abordados no curso serão: Introdução aos conceitos básicos de ecologia, meio ambiente e jornalismo sócio-ambiental; Análise do modelo econômico e desenvolvimentista atual, da globalização e de suas consequências, sobretudo pelo ângulo de raça, gênero e mídia; Introdução à teoria e prática geral da comunicação e da linguagem popular; A internet como recurso jornalístico, conceitos básicos de Web, a internet como plata-forma de comunidades temáticas; prática investigativa online; Introdução ao aprender e ao planejamento, em geral, e ao planejamento de programas de rádio; Introdução à teoria e prática de formatos radiofônicos, como vox-pop, entrevista, spot, radioclipe e mesa-redonda.

O curso acontecerá na Casa de Retiro Nsa. Sra. de Fátima (Av. Alberto Craveiro, 2222) e as inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de dezembro. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$40.

Contato: Kim Lopes – (85) 8814 7690 (85) 9998 8838 [email protected]

Fonte: Agência de Notícias Esperança – AnotE