Proposto por Inácio, Senado aprova teste do ouvidinho gratuito

Com o objetivo de possibilitar o atendimento precoce de distúrbios auditivos em bebês, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou na última quarta-feira (09) proposta de autoria do Senador Inácio Arruda apresentada há doze anos, enquanto ainda deputado federal. Esse projeto torna obrigatória e gratuita a realização do teste de deficiência auditiva, (o chamado teste do ouvidinho), em todos os recém-nascidos nas maternidades e hospitais brasileiros.

O relator da matéria na CAS, senador Flávio Arns (PSDB-PR), argumentou em seu parecer favorável que o diagnóstico correto e precoce de anormalidade auditiva representa uma garantia de que o tratamento será eficaz. Ele explica que, no Brasil, as alterações auditivas congênitas levam, em média, três a quatro anos para serem diagnosticadas, comprometendo a eficácia das ações corretivas.

O teste, denominado "emissões otoacústicas evocadas" é uma exame simples e indolor, facilmente realizável em qualquer maternidade ou hospital. Até hoje, o exame só era feito mediante pagamento. A matéria segue para a Secretaria Geral da Mesa, para inclusão na pauta de votações do Plenário.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda