Procon autua agências bancárias por não cumprimento as normas

Nove autos de infração e 37 relatórios de visita de um total de 47 inspeções a agências bancárias. Este foi o resultado da “Operação Bancos” realizada, no período de 08 a 31 de julho, pelas equipes do Procon do Tocantins. As fiscalizações foram realizadas nas cidades de Dianópolis, Araguaína, Gurupi e Palmas.

O objetivo da operação foi de verificar se as instituições bancárias tem melhorado o atendimento ao consumidor em cumprimento as normas bancárias.

Em Araguaína, a equipe de fiscalização emitiu sete autos de infração, das 20 visitas realizadas. Destes, cinco autos foram para a Caixa Econômica Federal, em razão do tempo de espera nas filas e ainda o não cumprimento à oferta (caixas de atendimento sem atendentes).

Das 17 fiscalizações realizadas em Palmas, o Procon constatou por duas vezes que agências do Banco do Brasil não estão respeitando o tempo de espera nas filas.

Para o coordenador de fiscalização do Procon/TO, Ádamo Póvoa, o órgão tem buscado a melhoria no atendimento e o respeito ao cidadão, visando resguardar os interesses dos usuários e clientes das agencias bancárias. “É essencial esclarecer ao consumidor, que o Procon Tocantins tem efetuado constantes fiscalizações tendo como resultado, diversas autuações, na busca pela efetivação do cumprimento dos direitos dos consumidores”, disse.

As agências bancárias que foram autuadas tem o prazo de 10 dias para protocolar defesa na Superintendência do Procon/TO.

Os consumidores que se sentirem desrespeitados, durante atendimento bancário, podem registrar reclamação no Procon e solicitar fiscalização pelo fone 151 ou 063-3218-2061.(Extraido do site www.sintecto.org.br)