Sérgio Cabral lidera pesquisa eleitoral no Rio de Janeiro
O Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) divulgou pesquisa sobre intenção de voto para governador do Rio de Janeiro. Sérgio Cabral lidera com 36%, Garotinho tem 21%, Cesar Maia com 13%, Lindberg com 11%, além de 4% branco, 8% nulo, não sabem ficou com 7% e 1% não responderam. Em relação à pesquisa anterior, Sérgio Cabral cresceu 3 pontos e Lindberg Farias aumentou 1%. Cesar Maia e Garotinho ficaram estáveis.
Publicado 14/12/2009 17:00
No segundo cenário, Cabral fica com 35%, Garotinho 20%, Gabeira 17%, Lindberg 10%. No terceiro cenário, Cabral tem 31%, Wagner Montes 22%, Garotinho 17%, Lindberg 10% e Zito 3%.
O governador Sérgio Cabral segue com avaliação positiva: 47% dos entrevistados aprovam seu governo, classificando seu desempenho como ótimo ou bom, contra 14% que classificam como ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior (setembro) eram 39% os que aprovavam o desempenho do governador contra 19% que o reprovavam (soma de ruim e péssimo). Em julho de 2009, eram 38% os que aprovavam e 18% os que reprovavam oi governo Lula. Após manter-se estável durante o ano de 2009, a avaliação do desempenho do governador teve um crescimento de 8 pontos percentuais.
Candidatura Dilma cresce no Rio
O IBPS também perguntou aos eleitores do Rio de Janeiro qual o candidato preferido para assumir a Presidência do país. A exemplo de outras pesquisas nacionais, o candidato José Serra, do PSDB, lidera. Mas a candidata do PT, Dilma Rousseff cresceu e vem em seguida.
O resultado divulgado nesta segunda-feira, mostra estabilidade em relação aos meses anteriores. José Serra tem 23% da preferência, seguido pela candidata do governo, Dilma Rousseff com 13%, empatada com Ciro Gomes, também com 13%; Heloísa Helena vem atrás com 12%, e 7% votariam na candidata Marina Silva. Os votos brancos somam 5%, nulos 10%, indecisos representam 16% do total e apenas 1% não responderam à pesquisa.
Em relação à pesquisa realizada em setembro, José Serra cresceu um ponto percentual e Dilma ganhou 2 pontos. Já Ciro Gomes perdeu 2 pontos e Heloísa Helena e Marina Silva perderam 3 cada uma.
Numa outra possibilidade, o PSDB com Aécio Neves ao invés de José Serra só consegue 11% da preferência no Rio de Janeiro ficando atrás de Dilma Rousseff e Heloísa Helena, ambas com 14%. Ciro Gomes lidera com 18% das intenções de voto e, em último, a candidata Marina Silva com apenas 8%. Votos em branco representam 6%, nulos 11% e os que não sabem em quem votar somam 17% do total.
Comparando as pesquisas, os resultados mostram somente Dilma Rousseff com crescimento em ambas possibilidades. Ela soma 2 pontos percentuais na primeira e 3 na segunda. Em relação a pesquisa anterior, o candidato Ciro Gomes teve queda de 3 pontos, Heloísa perdeu 4 e Aécio somou 1.
O Instituto realiza um conjunto de pesquisas eleitorais no Rio de Janeiro desde dezembro de 2008. A margem de erro é de 2,2%.
Fonte: SRZD