Começam as obras de mais um trecho da Transnordestina no PI

O governador Wellington Dias acompanhou nesta segunda-feira (14), em Paulistana, a 480 quilômetros de Teresina, o início das obras de mais um trecho da Ferrovia Transnordestina no Piauí, o segundo de um total de sete blocos que serão abertos no Estado.

Transnordestina-PI - Ccom
De Paulistana, a estrada de ferro segue em direção a Salgueiro, em Pernambuco, e também em direção a Elizeu Martins. De início, segundo técnicos da construtora responsável pela obra, serão oferecidos cerca de 1,8 mil empregos diretos – qualificados e não qualificados – mas este número poderá chegar a 4 mil em maio ou junho do próximo ano, quando começarão a ser colocados os primeiros trilhos. “É a maior obra em execução no Piauí”, garante o governador.

O presidente da Transnordestina, Tufi Daher, que acompanhou Wellington Dias a Paulistana, informou que o trecho da ferrovia no Estado terá 422 quilômetros de extensão – da divisa com Pernambuco à cidade piauiense de Eliseu Martins – num investimento aproximado de 1,6 bilhão. De Paulistana para Salgueiro, o trecho terá 260 quilômetros. Toda a ferrovia terá 1.728 quilômetros, ligando os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará.
 

No momento, as obras são de infraestrutura. Tufi Daher lembrou a luta, liderada por Wellington Dias, para a liberação das licenças ambientais. “Foi uma luta que durou mais de dois anos, por isso não podemos perder mais tempo. A Transnordestina nada ficará a dever a nenhuma das melhores ferrovias do Brasil ou do mundo. Será uma ferrovia de padrão internacional”.
Wellington Dias adiantou que a previsão é de que a obra esteja concluída até o final de 2011 e lembrou que a ferrovia é uma demonstração clara de apreço ao Piauí, manifestada mais uma vez pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. O governador destacou ainda que a Transnordestina é resultado de uma Parceria Público Privada (PPP), que vai custar R$ 5,5 bilhões. “È uma obra grandiosa, que vai mudar o perfil da região e de todo o Piauí. Para que se tenha ideia do tamanho da ferrovia, basta citar que em alguns trechos teremos pontes de um quilômetro de extensão”. O grande sonho, revela Wellington Dias, é incluir no segundo Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, a construção da ferrovia Paulistana-Teresina.

Acompanharam o governador Wellington Dias a Paulistana o vice-governador e coordenador do PAC no Piauí, Wilson Martins, o secretário estadual dos Transportes, Luciano Paes Landim, a deputada estadual Lilian Martins e o prefeito do município, Luiz Coelho Filho.