Sem categoria

Delegação do Vietnã comemora 20 anos de relações com Brasil

Em homenagem aos 20 anos das relações entre o Brasil e o Vietnã, uma delegação do Vietnã, liderada pelo vice-presidente da Assembléia Nacional, deputado Huynh Ngoc Son, esteve, nesta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados em Brasília. A comitiva se reuniu com a bancada do PCdoB. O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) fez um breve relato “das coisas do nosso país e do Partido”, enquanto o líder vietnamita destacou os esforços do Brasil para incrementar as relações comerciais com outros países.

O parlamentar vietnamita disse que apesar da crise econômica, o comércio entre o Brasil e o Vietnã cresceu, alcançando a cifra de 500 milhões de dólares este ano. E que eles devem perseguir a meta de um bilhão de dólares. Disse ainda que a cooperação entre os dois países abrange diversos setores, desde o político, como essa visita oficial, até as relações comerciais.

Ngoc Son estendeu os agradecimentos feitos ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), como quem esteve em audiência, ao PCdoB, pelo empenho do parlamento brasileiro e do Partido Comunista do Brasil para a entrada do Vietnã na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a conquista de um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ele também falou sobre a atuação do Partido Comunista no País, destacando que ele liderou a guerra de libertação e lidera agora o projeto de desenvolvimento do povo vietnamita. Disse ainda que o Partido está atento as mudanças e as necessidades do povo para fazer as reformas exigidas, mas sempre em obediência à Constituição do País.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), ao dar as boas-vindas à delegação, falou sobre a admiração pela luta do Vietnã para construir um modelo que atenda as necessidades do aguerrido povo vietnamita.

Eles conversaram sobre a atuação do partido comunista nos dois países. Daniel Almeida disse que o PCdoB tem trabalhado forte para ampliar sua base, hoje composta de 280 mil filiados em meio a uma população de 193 milhões de brasileiros. No Vietnã, com uma população de 86 milhões de habitantes, o Partido Comunista tem 3,5 milhões de filiados.

Comunistas no Brasil

Aldo Rebelo contou aos “camaradas” – como se trataram durante o encontro – que o PCdoB tem feito grandes esforços, junto com as forças progressistas do Brasil, de solidariedade ao Vietnã, que é admirado pelo povo brasileiro. Ele disse que Ho Chi Minh é mais que um líder político, é uma celebridade, principalmente entre a juventude.

O parlamentar brasileiro demonstrou alegria pelos êxitos e vitórias do Partido e do povo vietnamita. Disse que acompanha o esforço para o desenvolvimento do Vietnã socialmente equilibrado. Também destacou o êxito obtido pelo Governo Lula, do qual o PCdoB faz parte, na retomada do desenvolvimento econômico do País e melhoria de vida da população mais pobre.

Informações da CIA

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), em pronunciamento no plenário da Câmara, registrou, com estranhamento, o relatório elaborado pela Assessoria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados que, a partir de dados da CIA, fornece informações sobre o Vietnã que não corresponderem às exigências técnicas.

“Quero registrar que esse deve ser um grande equívoco. A Assessoria desta Casa deve primar pela consistência, equidade e isonomia. Por isso, sem dúvida nenhuma, esse equívoco deve ser retirado”, afirmou a deputada sobre os comentários acerca das disputas políticas ocorridas nas eleições de maio de 2007 naquele País.

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) reforçou a posição de Jô Moraes, definindo como “indelicadeza” da Assessoria de Relações Internacionais da Câmara Federal, as informações “deselegantes e grosseiras”.

“Parece-me pobreza de informação esta Casa utilizar a CIA para saber o tipo de democracia ou de comportamento de delegação que venha visitar a Câmara dos Deputados. Registramos nosso protesto e preocupação, para que isso não ocorra em relação a outras delegações”, afirmou o parlamentar.

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier