Amazonense Yann Evanovick é o novo pesidente da UBES

Mais de 900 estudantes elegeram último final de semana, em Belo Horizonte, o novo presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES): Yann Evanovick, que vai defender a entidade no próximo biênio.

UBES

Com apenas 19 anos, o amazonense se destacou ao comandar as maiores mobilizações do movimento secundarista do último período. Ele foi presidente do Grêmio da Escola Estadual Frei Silvio, presidente da UMES-Manaus e vice-presidente Amazonas/Acre/Roraima/Rondônia da UBES. Yann é o primeiro estudante amazonense a presidir a UBES desde Selma Oliveira, em meados da década de 80.

Com o meio-passe ameaçado em Manaus, Yann Evanovick foi responsável pela realização da maior passeata em defesa do benefício durante a Jornada de Lutas da UBES em 2005, quando conduziu mais de 20 mil estudantes pelas ruas da cidade. Participou também da invasão da Câmara Municipal de Manaus e virou referência da luta pela manutenção do meio-passe integral.

Em sua atuação, valorizou ainda o debate sobre mudanças climáticas, ao participar de várias manifestações sobre o tema que, segundo ele, ganhará bastante destaque em sua gestão. "Esta eleição representa uma oportunidade de colocar em pauta com todos os estudantes do país a discussão da questão climática, um tema que tem sido bastante debatido no mundo todo", afirma.

O novo presidente da UBES ressalta ainda que vai continuar a construir grandes mobilizações em todo o Brasil e intensificar a luta pela universalização do Ensino Superior/Fim do Vestibular, além de valorizar muito as discussões sobre o pré-sal, que, de acordo com ele, cria uma nova expectativa para o povo brasileiro.

"A UBES deve ser uma das principais porta-vozes do povo brasileiro e da nação. Deve reafirmar bandeiras de luta como a democratização do ensino, a universalização do ensino superior, a defesa da destinação dos recursos do pré-sal para a educação, além de manter a relação com o Estado brasileiro no combate ao imperialismo na América Latina", aponta o novo presidente.

Para Yann, a entidade deve, no próximo período, aprofundar ainda mais suas mudanças democráticas, confirmadas pela participação de mais de cinco milhões de estudantes durante todo o processo congressual.

"A força demonstrada pela UBES, com a ampla participação dos grêmios estudantis no 38º Congresso, e os 25 anos da aprovação da lei do grêmio livre, comemorados em 2010, nos apontam à realização de um encontro nacional de grêmios, além de uma campanha de criação de grêmios por todo o país. A unidade e a ampla participação dos estudantes é que vão garantir as mudanças que queremos na educação brasileira", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UBES
Fotos: Ricardo Reis