Sem categoria

Anunciados os nomes agraciados com prêmio Bertha Lutz

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz escolheu, esta semana, as cinco mulheres a serem agraciadas com o diploma na 9ª edição do prêmio. O diploma é concedido anualmente pelo Senado Federal a cinco personalidades femininas que tenham se destacado por atividades que promovam os direitos e a valorização da mulher. Entre as homenageadas estão a cantora Leci Brandão e a líder do movimento social Augusta Tibiriça.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que faz parte do Conselho, diz que o reconhecimento dessas personalidades pelo Senado estimula a participação feminina na vida pública e confirma a tendência do Brasil de valorizar a mulher na política.

Nesta edição foram contempladas a presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), Maria Augusta Tibiriçá; a cantora Leci Brandão; a prefeita de Salgueiro (PE), Cleuza Pereira do Nascimento; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Andréa Pachá; e a engenheira Clara Perelberg Steinberg. Também serão homenageadas, in memoriam, a ex-primeira dama do Paraná, Fani Lerner, e, com menção honrosa, a escritora Maria Lygia de Borges Garcia.

Dentre as agraciadas, vale destacar a trajetória de Maria Augusta Tibiriçá. Nascida em 1917, em São Paulo, começou aos dez anos de idade dedicando-se à campanha contra a hanseníase, promovida por Alice Tibiriçá, sua mãe. Viveu a agitação política da redemocratização do Brasil nos anos 40, participando também da criação da Federação das Mulheres do Brasil. A partir de 1948 empenhou-se ativamente da campanha “O petróleo é nosso”, em prol do monopólio estatal. Junto com o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, fundou o Movimento em Defesa da Economia Nacional (MODECON), do qual já foi presidente e hoje é coordenadora. Pela sua atuação nos movimentos nacionalistas, ela sofreu coações e prisões na ditadura de 1964.

Já Leci Brandão, nascida no Rio de Janeiro, é cantora e compositora. Filiada ao PCdoB, com carreira consolidada ao longo de mais de 40 anos de atuação, lançou 22 discos de carreira. É integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão vinculado à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do governo federal. Além de prêmios em reconhecimento por sua atuação como porta-voz dos diferentes grupos marginalizados, na luta pela transformação social no Brasil, Leci tem estado engajada, desde o início de sua carreira, nos diferentes temas: negros, mulheres, população LGBT, indígenas, professores e trabalhadores de diferentes tipos, população encarcerada, dando expressão nacional a suas lutas.

Bertha Maria Júlia Lutz, que empresta o nome ao prêmio, nascida em São Paulo, em 2 de agosto de 1894, liderou a luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, tendo grande participação na aprovação da legislação que garantiu os direitos políticos às mulheres, entre os quais o de votar e o de ser votada.

Da sucursal de Brasília