Iluminação deixa Aracaju em clima natalino

Faltando poucos dias para a comemoração do Natal, Aracaju já mostra que, no que depender da Prefeitura Municipal, as celebrações do final do ano serão cheias de luz e alegria. Quem passa pelas avenidas, ruas, canteiros e praças da cidade pode sentir a magia que essa época do ano transmite. Seja no Centro, na Zona Norte ou Sul, o projeto Natal de Luz 2010 leva brilho para todos os aracajuanos e turistas que passeiam por aqui.

Catedral Aracaju - Jorge Henrique

A iluminação em forma de sinos, laços, estrelas, guirlandas e anjos foi confeccionada pela tradicional equipe do artista plástico Ivo Gato, a um custo de R$ 950 mil de investimentos próprios do município. A decoração realça não apenas as ruas e avenidas, mas também os principais pontos turísticos do Centro. A praça Fausto Cardoso está repleta de luzes nas árvores, coretos, monumentos e prédios, assim como o Palácio Olímpio Campos, o Palácio Ignácio Barbosa, e o prédio da Câmara de Vereadores.
 
Além de toda a praça, outros prédios do Centro Histórico de Aracaju também já estão irradiando o clima de esperança, paz e prosperidade inerentes à época. O Memorial do Judiciário, na Praça Olímpio Campos, chama a atenção de quem passa pela área comercial. Toda a estrutura externa está recoberta por luzes decorativas, delineando a silhueta do prédio.

A inovação ficou por conta dos efeitos dados à decoração na Catedral Metropolitana. Além do habitual contorno feito pelas luzes nas janelas e campanários, foram feitas imagens de anjos com uma iluminação colorida e, acima da porta de entrada, uma grande representação da figura de Jesus Cristo com luzes azuis.

Como já é tradição do mês de dezembro em Aracaju, a árvore de luz da Energisa completa a bela decoração da cidade. Este ano a árvore possui 127m de altura – o equivalente a um prédio de 45 andares – e é composta por 28 mil lâmpadas. Ao longo da avenida Beira Mar, diversas pessoas param para contemplar a árvore que parece flutuar sobre o rio Sergipe.

Outro ponto de grande visitação por parte de turistas e cidadãos, o presépio montado no Parque Augusto Franco (Sementeira) ajuda a compor o cenário natalino, representando o momento do nascimento de Cristo, símbolo de união e harmonia entre as famílias. Diariamente dezenas de pessoas de todas as idades visitam o local, que chama a atenção pela harmonia entre natureza, formas e cores do castelo e plasticidade de figuras como os três reis magos.

Natal de Luz

Como tem feito desde 2006, a Prefeitura Municipal passou a investir no Projeto Natal de Luz com o objetivo de transformar Aracaju num pólo turístico durante as festividades de final de ano. "Nosso objetivo é, daqui há alguns anos, fazer com que nossa capital rivaliza com cidades como Gramado [no Rio Grande do Sul]", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O prefeito destacou que, a cada ano, o município procura expandir a decoração natalina. "Privilegiamos os pontos turísticos e de maior importância histórica, mas sem esquecer outros bairros mais afastados, como o Bugio e o Santos Dumont. Queremos assim criar uma atmosfera de paz, alegria e contemplação em Aracaju, para que possamos também criar mais um atrativo turístico", revelou.