Prefeitura monta megaestrutura para o Réveillon

Um momento de confraternização para iniciar o novo ano. É pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) organiza o Réveillon 2010, realizado anualmente na Orla de Atalaia. A festa, que sempre conta com milhares de pessoas, possui uma estrutura planejada para dar à capital da qualidade de vida um fim de ano de alegria com conforto e segurança.

Para receber as apresentações de Jorge Aragão, Simone e da banda Alapada, que serão as atrações responsáveis pela animação do público, a PMA disponibiliza uma megaestrutura. São dois palcos com 14×14 metros cada, 10 camarins e um camarote, montados na proximidade da Passarela dos Caranguejos. Além dos shows, o evento também conta com a tenda eletrônica em formato de concha, para quem curte dançar ao som dos melhores DJs.

Dando brilho ao show, dezenas de refletores fazem o jogo de luzes nos palcos, que também contam com dois telões transmitindo as apresentações. Outro espetáculo que promete encantar os aracajuanos e turistas durante cerca de 15 minutos é a tradicional queima de fogos de artifício. Para garantir a segurança das pessoas que participam da festa, a distância entre a platéia e os fogos será de 500 metros.

Segurança

Além dessa demarcação, também é feito um isolamento pelas equipes da Guarda Municipal de Aracaju, para que pessoas sem autorização não passem para a área restrita. Outros agentes também ficam responsáveis por trabalhar em conjunto com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192 – Aracaju), auxiliando as equipes de saúde que estarão no local para atender a população.

Ao todo são 100 guardas municipais trabalhando no evento, além do apoio dado pela Polícia Militar. "Desde o início do dia 31 já teremos agentes no local, e também estamos trabalhando em parceria com a Polícia Militar, que fará a segurança da festa", explica o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson da Paixão.

Limpeza

Desde cedo também serão instalados, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 150 banheiros químicos para dar ao público mais comodidade durante todo o evento. Os banheiros ficarão distribuídos nas proximidades dos palcos, para evitar tumultos e facilitar o acesso de todos. Além disso, a Emsurb também fica responsável pela limpeza dos espaços públicos ao final dos shows, mantendo a praia limpa e bonita.

Trânsito

Como o número de turistas e aracajuanos que iniciam o ano na praia é cada vez maior, o fluxo de carros é grande desde o início da noite. Por isso, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) monta um esquema especial de agentes de trânsito coordenando o tráfego na avenida Santos Dumont (Orla de Atalaia) e adjacências. A SMTT também está organizando as alterações nas linhas de ônibus e horários de funcionamento do serviço de transporte público, para melhor atender à população.

Saúde

Mantendo a estrutura dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai montar o Ponto da Prevenção para a distribuição de material educativo e preservativos e um mini-hospital do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). O objetivo é oferecer à população todo o suporte necessário para curtir a festa da virada com segurança e tranquilidade.