Sem categoria

 Governo envia missão para ajudar brasileiros após ataque

 Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 7h deste domingo de Brasília com destino ao Suriname, levando dois funcionários do Ministério de Relações Exteriores para ajudar os brasileiros que foram vítimas de um ataque de um grupo de surinameses.

Segundo a assessoria de imprensa da FAB, o avião cumpria missão a pedido do Itamaraty e deveria pousar no Suriname às 14h de domingo. A assessoria de imprensa do ministério não informou quem são os funcionários.

O Itamaraty disse não ter o número oficial de vítimas do ataque e manteve a informação divulgada sábado de que 14 brasileiros ficaram feridos. O governo brasileiro, segundo o ministério, aguarda investigação da polícia do Suriname.

O padre brasileiro José Vergílio, que dirige a rádio Katólica FM no Suriname, afirmou que pelo menos sete pessoas morreram no ataque à comunidade brasileira na noite de Natal na cidade de Albina. Segundo relato publicado no site da rádio, o padre esteve no local no sábado.

O secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, conversou na noite de sábado com a ministra interina dos Negócios Estrangeiros no Suriname, Jane Aarland. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, ela disse que tudo será feito para garantir a segurança dos brasileiros após ataques sofridos na última quinta-feira no país.

O ministério informou ainda que o governo surinamês se mostrou muito cooperativo com relação ao problema brasileiro. Hoje, o embaixador do Brasil no Suriname, Luiz Machado e Costa, viajará da capital do país, Paramaribo, até a cidade de Albina, onde ocorreram os ataques.

Um grupo de 81 brasileiros que se refugiou inicialmente em um quartel foi transferido pelo governo local para a capital, Paramaribo. A cidade de Albina, a 130 km da capital, é o principal ponto de fronteira com a Guiana Francesa e atrai grande quantidade de garimpeiros brasileiros.

Existem tensões em Albina entre exploradores de ouro brasileiros e surinameses, incluindo ameríndios, que enfrentam uma alta taxa de desemprego. Albina, uma cidade com cerca de 5 mil moradores, é o principal ponto de cruzamento para a Guiana Francesa.

Segundo a embaixada brasileira, vivem atualmente no Suriname entre 15 mil e 18 mil brasileiros, a maioria dedicada ao garimpo. Segundo Machado e Costa, esta é a primeira vez na história que ocorre um incidente desse tipo, já que a convivência entre os brasileiros e a população local costuma ser pacífica.

Com agências