Sem categoria

Lula otimista em entrevista a El Mundo de Madri

O presidente Lula deu uma entusiasmada entrevista ao jornal El Mundo, de Madri, na qual manifestou sua confiança de que o século 21 será o século do Brasil. Segundo Lula, vivemos em nosso país um momento excepcional: 2009 foi um ano duro para o mundo, que sofreu o impacto da severa crise econômica desde a década de 1930, mas no Brasil, apesar das dificuldades, foram criados 1,4 milhões de novos empregos formais.

E mais: os investimentos internacionais continuam a afluir ao País de forma vigorosa e "em todos os setores da economia se respira otimismo e confiança". Não menos importante, salienta, estamos vencendo o maior de nossos desafios: reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.

O entrevistador provoca o Presidente: essas bolsas todas que transferem sem condicionalidades dinheiro aos mais pobres são o verdadeiro caminho para retirar as grandes massas da pobreza?

Lula reage: "Não estamos dando nada de presente, estamos ajudando as pessoas a se ajudarem a si mesmas. Quem disse que não há condicionalidades? As familias só recebem ajuda se todos os filhos têm um bom rendimento escolar. Com isso, asseguramo-nos de que a próxima geração de brasileiros terá todas as condições para contribuir produtivamente para a sociedade, deixando de ser refém da pobreza e do
assistencialismo".

El Mundo apontou a falta de carisma de Dilma Roussef e perguntou se essa característica não poderia prejudicar seu desempenho nas eleições de outubro próximo.

Resposta do nosso Presidente: vejo as perspectivas eleitorais com muito otimismo. Temos uma candidata de grandes qualidades, que conhece muito bem o governo e tem grande sensibilidade social, grande capacidade de liderança e de gestão da máquina pública".

Fonte: Agência Estado